Noticiário da Rádio Vaticano
Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

09/01/2011

Papa e Santa Sé

  • PAPA PRESIDE MISSA DO BATISMO DO SENHOR E BATIZA 21 BEBÊS
  • ORAÇÃO MARIANA DO ANGELUS: PAPA RECORDA O BATISMO DE JESUS
  • Entrevistas

  • ENTREVISTA COM O CARDEAL HUMMES: "A VIDA VALE A PENA"
  • Formação

  • FESTA DO BATISMO DO SENHOR: REFLEXÃO DE PE. CESAR AUGUSTO
  • Papa e Santa Sé



    PAPA PRESIDE MISSA DO BATISMO DO SENHOR E BATIZA 21 BEBÊS

    ◊   Cidade do Vaticano, 09 jan (RV) - Na manhã deste domingo, na Capela Sistina, o Santo Padre presidiu a Missa do Batismo do Senhor, durante a qual administrou o Sacramento do Batismo a 21 crianças. A festa do Batismo do Senhor, celebrada no primeiro domingo após a solenidade da Epifania, conclui o tempo natalino com a manifestação do Senhor no Jordão.

    Bento XVI iniciou a missa saudando pais, padrinhos e parentes dos bebês que ali estavam para serem batisadas:

    “Caras mães e caros pais, dou-vos as boas-vindas e aos padrinhos e às madrinhas, e acolho, com alegria, em nome da grande família que é a Igreja, essas amadíssimas crianças que trouxestes à Capela Sistina para que recebam o Sacramento do Batismo. O nascimento de vossas crianças deu um significado particular à celebração do Natal em vossas famílias: elas são um sinal do amor de Deus e um chamado a valore e à dignidade de toda pessoa humana.”

    O Papa, novamente, fez especial referência às crianças e seus parentes, no início de sua homilia:

    “Tenho a alegria de dar-lhes as cordiais boas-vindas, em particular a vocês, pais, padrinhos e madrinhas dos 21 recém-nascidos aos quais, daqui a pouco, terei a alegria de administrar o Sacramento do Batismo. Como já é tradição, tal rito se dá também este ano na santa eucaristia com a qual celebramos o Batismo do Senhor.(...) Segundo a narração do evangelista Mateus (3, 13-17), Jesus vai da Galileia ao rio Jordão, para fazer-se batizar por João”

    Em seguida, Bento XVI falou sobre o significado do Batismo administrado por João, “um gesto que convidava à humildade diante de Deus, para um novo início”, já que, daquela forma, pedia-se a Deus a purificação pelas culpas, propondo-se à mudança dos comportamentos errados. E foi por isso, disse o Sato Padre, “que quando o Batista vê Jesus que, na fila com os pecadores, chega para fazer-se batizar, fica atônito; reconhecendo n'Ele o Messias, o Santo de Deus, Aquele que não tem pecado, João manifesta o seu desconcerto: ele mesmo, aquele que batizava é que deveria fazer-se batizar por Jesus. Mas Jesus o exorta a não opor resistência, a aceitar fazer esse ato, para operar aquilo que é conveniente para "realizar toda justiça".

    Seguindo sua homilia, durante a qual falou detalhadamente sobre o significado do Batismo de Jesus e do significado desse ato para todos os seres humanos, o Pontífice explicou que, através do gesto do Filho, “o Pai manifesta abertamente aos homens a comunhão profunda que o une ao Filho, expressão do amor que os une”. E assim, dirigindo a palavra aos pais das crianças que estavam para ser batizadas, foi encaminhado-se para o fim da cerimônia, acrescentando:

    “Caros pais, o Batismo que vocês hoje pedem para as suas crianças, as insere nesse intercâmbio de amor recíproco que existe em Deus entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo; por esse gesto que estou para realizar, se derrama sobre elas o amor de Deus, inundando-as dos seus dons.(...) Confiando-os à materna intercessão de Maria Santíssima, peçamos para eles vida e saúde, para que possam crescer e amadurecer na fé, e produzir, com a sua vida, frutos de santidade e de amor.” (ED)

    top

    ORAÇÃO MARIANA DO ANGELUS: PAPA RECORDA O BATISMO DE JESUS

    ◊   Cidade do Vaticano, 09 jan (RV) - Ao meio-dia deste domingo, após a celebração da Missa do Batismo do Senhor, Bento XVI, da janela dos seus aposentos que dá para a Praça São Pedro, rezou a oração do Angelus com os milhares de fiéis e peregrinos presentes, provenientes de diversos países.

    Bento XVI iniciou recordando que hoje a Igreja celebra o Batismo do Senhor e que o ato do Batismo marca o início da vida espiritual. “Esse mistério da vida de Cristo mostra que a sua vinda em carne é o ato sublime do amor das Três Pessoas Divinas”, disse o Papa, referindo-se à Santíssima Trindade.

    Relembrando o Evangelho segundo São Mateus, referiu o Santo Padre que “assim que foi batizado, Jesus saiu da água e abriram-se para ele os céus e ele viu o Espírito Santo descer em sua direção como uma pomba. E veio uma voz dos céus que dizia: ‘esse é o meu Filho, o amado, nele depositei a minha complacência” (Mateus, 3, 16-17).

    Depois de rezar a oração mariana, o Papa relembrou o terremoto que assolou o Haiti em 12 de janeiro de 2010, há praticamente um ano, portanto, e ressaltou que, a todo o sofrimento gerado pelo sismo, ainda somou-se a grave epidemia de cólera. O Santo Padre informou aos fiéis que o presidente do Pontifício Conselho Cor Unum está, hoje, no Haiti, representado-o e manifestando, em seu nome, a sua proximidade e a proximidade de toda a Igreja.

    Como habitualmente, dirigiu-se aos presentes em diversas línguas, saudando-os, e concedeu a todos a sua benção apostólica. (ED)

    top

    Entrevistas



    ENTREVISTA COM O CARDEAL HUMMES: "A VIDA VALE A PENA"

    ◊   Cidade do Vaticano, 09 jan (RV) - Especial "Atividades da Santa Sé" traz entrevista com o Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, que conta como foi o chamado do Papa, há três anos, para esse desafio. Ouça:

    top

    Formação



    FESTA DO BATISMO DO SENHOR: REFLEXÃO DE PE. CESAR AUGUSTO

    ◊   Cidade do Vaticano, 09 jan (RV) - O tema do Evangelho de hoje está no versículo 15: “Devemos cumprir toda a justiça”. Jesus fala essa mensagem a João Batista e, como percebemos, fala na 1ª pessoa do plural. Ele fala em nome do Pai – cujo projeto ele Jesus cumpre fielmente - está falando em nome do Espírito – que virá sobre ele - e também em nome de todos aqueles que se comprometem com ele, desde a Virgem Maria, passando por São José, pelo próprio João Batista e chegando até nós.

    Essa justiça que constrói o Reino está dentro de nossa história e se caracteriza não pela violência como João anunciava, como vimos no 1º domingo do Advento, mas na solidariedade para com os pecadores, como nos anunciou o Evangelho do 2º domingo.

    O Pai quer que Jesus salve a humanidade, essa é a justiça que ele deverá cumprir. Para isso se solidariza com a humanidade ao receber de João o batismo de penitência. Contudo o Pai e o Espírito manifestam que o verdadeiro batismo se dá fora da água, se realiza quando Jesus sai do Jordão, o céu se abre, o Espírito vem sobre Jesus e pousa sobre ele. Jesus assumiu o projeto do Pai, irá realizar a justiça, irá redimir a humanidade, o Espírito o ungiu para isso!

    Neste momento recordemos as palavras de Isaías na primeira leitura: “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como centro da aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”. Em Jesus se realiza essa vocação. Ele é rei e sacerdote, foi ungido para para cumprir toda a justiça dando origem ao Reino de Deus.

    Recordemos o nosso batismo. Fomos inseridos no Povo de Deus também para essa missão, cumprir a justiça, não apenas para nos salvar. Temos uma dimensão apostólica, colaborar com o Senhor na instauração da justiça, da solidariedade, da acolhida a todos, especialmente daqueles que são marginalizados porque pecadores. A missão é ir atrás da ovelha perdida, é resgatar os extraviados, é colaborar para que a cana rachada não se quebre e nem o pavio que ainda fumega seja apagado, como falou Isaías.

    Ser batizado é ter um coração misericordioso e integrador, como o de Jesus. De acordo com esse coração que é reflexo do amor do Pai, justiça não é manter as pessoas excluídas por causa de seus erros, mas justiça e transformá-las em filhas de Deus, assim como aconteceu e acontece com cada um de nós. (CAS)

    top