Noticiário da Rádio Vaticano Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

Sumario del 06/01/2015

Papa e Santa Sé

Igreja no Mundo

Formação

Atualidades

Papa e Santa Sé



Papa: Deus não se manifesta na potência deste mundo, mas na humildade de seu amor

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - “O presépio propõe-nos um caminho diferente do sonhado pela mentalidade mundana: é o caminho do abaixamento de Deus, a sua glória escondida na manjedoura de Belém, na cruz do Calvário, no irmão e na irmã que sofre.”

Foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada na manhã desta terça-feira, na Basílica de São Pedro, na solenidade da Epifania do Senhor, cuja festa a Igreja no Brasil celebrou domingo passado.

Já no início da homilia, o Santo Padre precisou que é precisamente a propósito dos Magos e do seu caminho à procura do Messias que a Igreja nos convida hoje a meditar e a rezar.

“Aquele Menino, nascido em Belém da Virgem Maria, não veio só para o povo de Israel, representado pelos pastores de Belém, mas para toda a humanidade, representada neste dia pelos Magos, vindos do Oriente”, disse o Pontífice.

O Papa Francisco desenvolveu sua reflexão detendo-se sobre a figura dos Magos e sobre o que eles representam para nós.

“Estes Magos, vindos do Oriente, são os primeiros daquela grande procissão de que nos falou o profeta Isaías” disse o Papa: “uma procissão que nunca se interrompeu desde então e que, através de todas as épocas, reconhece a mensagem da estrela e encontra o Menino que nos mostra a ternura de Deus. Há sempre novas pessoas que são iluminadas pela luz da sua estrela, que encontram o caminho e chegam até Ele.”

Em seguida, caracterizando os Magos, Francisco descreveu quem eram eles:

“Segundo a tradição, os Magos eram homens sábios: estudiosos dos astros, perscrutadores do céu, num contexto cultural com crenças que atribuíam às estrelas explicações e influxos sobre as vicissitudes humanas. Os Magos representam os homens e as mulheres à procura de Deus nas religiões e nas filosofias do mundo inteiro: uma busca que jamais terá fim.”

Os Magos, prosseguiu o Papa, indicam-nos o caminho por onde seguir na nossa vida. Eles procuravam a verdadeira Luz. Andavam à procura de Deus. “Tendo visto o sinal da estrela, interpretaram-no e puseram-se a caminho, fazendo uma longa viagem.”

Francisco ressaltou que “foi o Espírito Santo  que os chamou e impeliu a pôr-se a caminho; e, neste caminho, terá lugar também o seu encontro pessoal com o verdadeiro Deus”.

“No seu caminho, os Magos encontram muitas dificuldades”, observou o Santo Padre. Em Jerusalém perdem de vista a estrela e embatem numa tentação: é o engano de Herodes. “O rei Herodes mostra interesse pelo Menino, não para O adorar, mas para O eliminar.”

Tendo chegado a Belém, encontraram “o menino com Maria, sua mãe”. Depois da tentação em Jerusalém, apareceu aí a segunda tentação, observou Francisco: rejeitar esta pequenez. Mas não o fizeram; em vez disso, “prostrando-se, adoraram-No”, oferecendo-Lhe seus preciosos e simbólicos dons.

É sempre a graça do Espírito Santo que os ajuda: aquela graça que, por meio da estrela, os chamara e guiara ao longo do caminho, agora, acrescentou, fá-los entrar no mistério.

“Guiados pelo Espírito, chegam a reconhecer que os critérios de Deus são muito diferentes dos critérios dos homens, já que Deus não Se manifesta no poder deste mundo, mas vem até nós na humildade do seu amor. Assim os Magos são modelo de conversão à verdadeira fé, porque acreditaram mais na bondade de Deus do que no brilho aparente do poder.”

A este ponto, o Papa exortou-nos à reflexão perguntando: Qual é o mistério onde Deus Se esconde? Onde posso encontrá-Lo?

“Ao nosso redor, vemos guerras, exploração de crianças, torturas, tráficos de armas, comércio de pessoas... Em todas estas realidades, em todos estes irmãos e irmãs mais pequeninos que sofrem por tais situações, está Jesus (cf. Mt 25, 40.45). O presépio propõe-nos um caminho diferente do sonhado pela mentalidade mundana: é o caminho do abaixamento de Deus, a sua glória escondida na manjedoura de Belém, na cruz do Calvário, no irmão e na irmã que sofre.”

Os Magos entraram no mistério. Passaram dos cálculos humanos ao mistério: esta foi a sua conversão, disse o Papa, exortando-nos a pedir ao Senhor que nos conceda fazer o mesmo caminho de conversão vivido pelos Magos.

“Que encontremos a coragem de nos libertar das nossas ilusões, das nossas presunções, das nossas «luzes», e que busquemos tal coragem na humildade da fé e possamos encontrar a Luz, Lumen, como fizeram os santos Magos.” (RL)

inizio pagina

Papa: experiência dos Magos evoca caminho dos homems rumo a Cristo

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Após a missa celebrada pela manhã na Basílica Vaticana, ao meio-dia o Papa assomou à janela do palácio apostólico para recitar a oração mariana do Angelus com mais de 50 mil fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro. Francisco reiterou que a Epifania nos recorda que Jesus veio ao mundo para salvar todos os povos.

Recordamos que a solenidade da Epifania do Senhor foi celebrada pela Igreja no Brasil no domingo passado.

A Epifania amplia nossos olhares para o horizonte do mundo e nos fala da vontade de Deus de salvar toda a humanidade. Deus – afirmou o Santo Padre – “não reserva seu amor para alguns privilegiados, mas o oferece a todos. Como o Criador e o Pai é de todos, assim quer ser o Salvador de todos”:

“Por isto, somos chamados a ter sempre grande confiança e esperança em relação a toda pessoa e à sua salvação: também aqueles que nos parecem distantes do Senhor são seguidos – ou melhor “acompanhados” – por seu amor apaixonado, por seu amor fiel e também humilde.”

A viagem dos Magos – ressaltou – é “como uma viagem da alma, como um caminho rumo ao encontro com Cristo. Eles são atentos aos sinais que indicam a sua presença; são incansáveis no enfrentar as dificuldades da busca; são corajosos no acatar as consequências de vida derivantes do encontro com o Senhor”.

A vida é esta – acrescentou o Papa falando sem texto –, a vida cristã é caminhar, mas sendo atentos, incansáveis e corajosos. Assim caminha um cristão. Caminhar, atento, incansável e corajoso. A experiência dos Magos evoca o caminho de cada homem rumo a Cristo.

“Como para os Magos, também para nós buscar Deus significa caminhar, fixando o olhar para o céu percebendo no sinal visível da estrela o Deus invisível que fala ao nosso coração. A estrela que é capaz de guiar todo homem é a Palavra de Deus.” Ela – acrescentou – “é luz que orienta o nosso caminho, alimenta nossa fé e a regenera. É a Palavra de Deus que renova continuamente nossos corações e nossas comunidades”:

“Portanto, não nos esqueçamos de lê-la e meditá-la todos os dias, a fim de que se torne para cada um uma chama que carregamos dentro de nós para iluminar nossos passos, e também os de quem caminha junto a nós, que talvez tenha dificuldade de encontrar o caminho rumo a Cristo. Sempre com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus ao alcance da mão: um pequeno Evangelho de bolso, na bolsa, sempre, para lê-lo. Não se esqueçam disso: a Palavra de Deus sempre comigo.”

Em seguida, o pensamento do Papa Francisco voltou-se para os irmãos e irmãs do Oriente cristão, católicos e ortodoxos, muitos dos quais celebram amanhã, quarta-feira o Natal do Senhor: “Cheguem até eles nossas afetuosas felicitações”.

Por fim, o Pontífice recordou que na solenidade da Epifania do Senhor celebra-se o Dia Mundial da Infância Missionária:

“É a festa das crianças que vivem com alegria o dom da fé e rezam a fim de que a luz de Jesus chegue a todos os meninos e meninas do mundo. Encorajo os educadores a cultivarem nas crianças o espírito missionário. Que não sejam crianças e adolescentes fechados, mas abertos; que vejam um grande horizonte, que o coração deles siga adiante rumo ao horizonte, a fim de que nasçam entre eles testemunhas da ternura de Deus e anunciadores do Evangelho.”

O Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção apostólica. (RL)

inizio pagina

Dia da Infância Missionária: "Os últimos serão os primeiros"

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Na solenidade da Epifania do Senhor celebra-se também o Dia Mundial da Infância Missionária, que este ano se realiza com o tema “Os últimos serão os primeiros”. Trata-se de uma festa que pretende sensibilizar crianças e adolescentes a serem protagonistas do anúncio do Evangelho através de escolhas e estilos de vida próprios da idade deles. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o diretor das revistas das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Giulio Albanese, nos explica o motivo do tema deste ano:

-“O tema faz referência ao Dia missionário mundial dos adultos, que celebramos em outubro passado, ‘Periferias, coração da missão’. Trata-se aí de ajudar as crianças e adolescentes a compreenderem a lógica das Bem-aventuranças, o mundo invertido de Deus. Se fôssemos nós a escrever as Bem-aventuranças, certamente não as teríamos escritas assim: teríamos escrito ‘bem-aventurados aqueles que estão bem, que não têm problemas’... Digamos que esta inversão – por assim dizer – narrativa serve para ajudar as crianças e adolescentes a compreenderem aquilo que lemos no Livro dos Atos dos Apóstolos, um entre aspas atribuído a Jesus que não encontramos nos Evangelhos, mas, de fato, nos Atos dos Apóstolos: na vida, no fundo, há mais alegria em dar do que em receber. Portanto, ser cristãos significa vencer o próprio egoísmo, significa, em primeiro lugar e sobretudo, ficar do lado dos pobres, daqueles que vivem nos alagados da história.”

RV: Concretamente, o que se faz neste Dia da Infância Missionária?

Pe. Giulio Albanese:- “Em primeiro lugar é um momento de oração no contexto da celebração eucarística dominical: ajudar as crianças e adolescentes a compreenderem que a oração é a primeira forma de contemplação. Há, porém, um segundo aspecto muito importante, que é o da coleta de fundos: ela serve a ajudá-los a entender que é preciso aprender a dividir o pão, o pão que encontramos todos os dias em nossas mesas. A dimensão da partilha é fundamental, a solidariedade. Há, ainda, um terceiro aspecto, que não se pode esquecer, que é o vocacional: indubitavelmente nestes últimos anos houve uma diminuição consistente do número dos missionários ‘ad gentes’ italianos e isto, num certo sentido, significa que também houve um esfriamento da dimensão ‘ad gentes’ e, portanto, o Dia da Santa Infância serve para ajudar as crianças e adolescentes a entenderem que a nossa fé, em primeiro lugar e sobretudo, deve ser testemunhada, e que é preciso rezar ao Senhor da messe ‘para que – como diz Jesus mesmo – mande operários para trabalhar pela causa do Reino.” (RL)

inizio pagina

Papa envia telegrama ao Ordinário Militar italiano

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – O Ordinário Militar da Itália, Dom Santo Marcianò, está no Líbano onde encontrará os militares italianos que fazem parte da Força Interina das Nações Unidas, UNIFIL. Por esta ocasião, Dom Marcianò anunciou que o Papa enviou, nesta terça-feira (06/01), um telegrama ao Ordinariato, no qual exprimiu sua afetuosa proximidade além de conceder a Bênção Apostólica, ao exortar para a necessidade de um “compromisso comum de instituições civis, militares e religiosas para o diálogo e a fraternidade entre os povos”.

No contexto do telegrama de Francisco, Dom Marcianò afirmou que “a Igreja deve apoiar com convicção do trabalho de ‘compaixão’ levado adiante pelos militares e deve reconhecer a importância para a promoção e para a manutenção da paz, pela qual a Igreja trabalha incessantemente”.

O Ordinário Militar italiano disse ainda que sua presença no Líbano é sinal deste apoio e  da gratidão aos militares italianos, “os quais, junto aos colegas de outras nacionalidades, dão continuidade à missão a eles confiada com dedicação e espírito de sacrifício que vão muito além do senso de dever”, destacou.

UNIFIL

Os militares italianos estão a frente da Força Interina das Nações Unidas, criada em 1978 para confirmar a retirada das tropas de Israel do sul do Líbano,  restaurar a paz e segurança na região e auxiliar o Governo libanês na retomada da autoridade efetiva na “linha azul”.  (RB)

 

 

 

inizio pagina

Igreja no Mundo



JMJ Cracóvia: divulgado hino oficial

◊  

Cracóvia (RV) – A Solenidade da Epifania, celebrada na Europa nesta terça-feira, (06/01), marcou a primeira execução do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, que acontecerá entre 26 a 31 de junho do ano que vem.

O hino foi ouvido ao final da tradicional procissão dos Reis Magos, na capital da Polônia. Com o título “Bem-aventurados os misericordiosos”, a versão oficial do hino da JMJ 2016, cuja autoria é de Jakub Blycharz, está no contexto o tema escolhido pelo Papa Francisco para o encontro na Polônia: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7).

O autor

O compositor Jakub Blycharz é o autor da música e do texto do hino. Advogado de profissão, músico por paixão, é autor de outras obras litúrgicas. Junto com a sua família, Jakub faz parte da comunidade “Uma voz no deserto”, de Cracóvia.

Jovens brasileiros

Também já está online um site especial produzido por jovens brasileiros sobre a Jornada Mundial da Juventude na Polônia. A página reúne informações sobre a JMJ polonesa e as informações das dioceses brasileiras que pretendem participar do evento no ano que vem. (RB)

inizio pagina

Formação



A Epifania do Senhor

◊  

 

Cidade do Vaticano (RV) – No nosso especial 20 Anos da Publicação do Novo Catecismo, o Padre Gerson Schmidt nos traz hoje uma reflexão sobre a Epifania:

“Amado ouvinte!

Um novo ano despertou! Depois das festas e fogos que saudavam o ano vindouro, celebramos, na Igreja a Festa dos Reis magos, que liturgicamente, chamamos de Epifania, ou seja, a manifestação de Cristo aos povos, ao mundo, às nações, cada qual simbolizada numa das raças dos reis que vieram do Oriente. A tradição da Igreja bem julgou que um rei era branco, outro rei era negro e outro cor de jambo, colocando assim diante de Cristo todos nós, na variedade de línguas e povos. “A epifania – diz o Catecismo - é a manifestação de Jesus como Messias Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo. Com o Batismo de Jesus no Jordão e com as bodas de Caná, Galiléia das nações (povos pagãos), não em Jerusalém, a epifania celebra a adoração de Jesus pelos "magos" vindos do Oriente. Nesses "magos", representantes das religiões pagãs vizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação. A vinda dos magos a Jerusalém para "adorar ao Rei dos Judeus" mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de Davi, aquele que será o Rei das nações [a50] . Sua vinda significa que os pagãos só podem descobrir Jesus e adorá-lo como Filho de Deus e Salvador do mundo voltando-se para os judeus, recebendo deles sua promessa messiânica, tal como está contida no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que “a plenitude dos pagãos entra na família dos patriarcas e adquire a dignidade do Povo Eleito”.

É conhecida, em tantos lugares e recantos brasileiros, a Festa dos Reis Magos, a festa dos Santos reis, onde grupos folclóricos, nas noites e madrugadas cantam o “Terno de Reis”, antiga cantoria saudando a chegada do Deus menino. É, sem dúvida, um costume salutar essa prática, enquanto resgatar o essencial, que é a fé de que Deus está habitando no meio da gente. Importante aqui evitar o exageros de comidas e bebidas nessas cantorias noturnas. As vigílias e serestas a noites do terno de reis devem evidenciar a chegada de Cristo Rei.

Seguir a Estrela guia não significa a consulta aos astros, na astrologia ou cartomancia. De modo algum. Significa descobrir os sinais de Deus na história dos homens. Veja bem, ouvinte, a Palavra e vê os passos significativos dos Reis  Magos. Primeiro, o que os magos fazem:  Interpretar os sinais de Deus na natureza, na história; segundo – seguir o sinal de Deus, o dedo de Deus nos guiando, passo por passo, como seguirem a estrela-guia; terceiro – procurar saber bem sua localização, como fizeram os magos, consultando as pessoas; Quarto passo importante – encontrar o Rei do Universo; Quinto Passo – oferecer dons; sexto – adorar o Rei dos Reis; sétimo passo dessa festa da Epifania – voltar para casa renovado, com o Salvador dentro de nós; E oitavo ponto – voltar por outro caminho, mudando de vida, como fizeram também os reis, de evitarem voltar pelo caminho de Herodes que queria matar o menino-rei. Esses pontos podem ser um fantástico programa para 2015. Nesse ano novo, amigo,amiga: Perceba Deus te falando na história; caminhe para encontrá-lo; informe-se bem; vá ao seu encontro e lhe oferte seu coração e sua vida; adore-o em espírito e verdade, como ele mesmo pediu; volte para sua casa, seu lugar, seu chão, renovado e mudando de trajetória errante para um caminhar de vida. Coragem. Deus te ama. Ainda em tempo: Um Ano Novo feliz a todos.

Deus te abençoe”.

inizio pagina

Ano da Vida Consagrada: os fundamentos no Antigo Testamento

◊  

 

Cidade do Vaticano (RV) – Com o início de 2015, o Programa Brasileiro começa esta série de reportagens sobre o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco e que a Igreja celebrará até fevereiro de 2016.

Para o Pontífice, as pessoas consagradas são sinal de Deus nos diversos ambientes da vida, são fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, são profecia de partilha com os pequenos e os pobres. “Cada pessoa consagrada é um dom para o Povo de Deus em caminho”, afirmou ele.

Mas onde se encontra na Bíblia o fundamento da consagração? Nossa guia nas primeiras edições é a Ir. Márian Ambrosio, das Irmãs da Divina Providência. E com ela, partimos do Antigo Testamento. Clique acima para ouvir.

inizio pagina

Atualidades



Brasileiros se alimentam cada vez pior, mostra pesquisa

◊  

 

Cidade do Vaticano (RV) – Os brasileiros gostariam de ter uma alimentação saudável, todavia na hora de comer os produtos com gordura em excesso acabam fazendo parte da dieta de mais de 60% da população. Este é o resultado da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Governo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no final do ano passado. Mais de 60 mil pessoas foram ouvidas, e as respostas revelam hábitos nada saudáveis.

Inimigo no prato

Quase 40% disseram que alimentos muito gordurosos estão no cardápio diário. Entre os homens, o número atinge quase 50%. As brasileiras são mais cuidadosas: somente 28% das entrevistadas disseram ingerir alimentos muito calóricos com frequência. 

A coordenadora geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica de que maneira esses alimentos prejudicam a saúde da população. "Os alimentos gordurosos, as carnes com gordura, elas têm um teor bastante recessivo de gordura que é muito prejudicial para as doenças cardiovasculares. Em especial para hipertensão, para as doenças circulatórias em geral, para o acidente vascular encefálico”, esclareceu.

Uma maneira simples de melhorar a qualidade da alimentação não passa necessariamente pela quantidade de alimentos ingeridos diariamente, e sim pelo balanceamento dos alimentos, evitando as gorduras. “Reduzir esse tipo de consumo no cotidiano é algo que traz muitos benefícios e seria recomendado, inclusive, a substituição por frutas e por alimentos que seriam mais saudáveis”, explicou.

Alimentação saudável

Com o objetivo de incentivar a prática de hábitos saudáveis no Brasil, o Ministério da Saúde coloca a disposição o Guia Alimentar para População Brasileira, que apresenta os cuidados e sugestões para uma alimentação saudável. (RB/MS)

inizio pagina