Noticiário da Rádio Vaticano Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

Sumario del 17/05/2015

Papa e Santa Sé

Igreja na América Latina

Papa e Santa Sé



Papa canoniza quatro novas santas e pede reconciliação

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – As beatas irmãs Joana Emília de Villeneuve, da França, Maria Cristina Brando, da Itália; irmãs Maria Baouardy e Maria Alfonsina Danil Ghattas, árabe-palestinas, foram canonizadas na manhã deste domingo (17/05) em cerimônia presidida pelo Papa na Praça São Pedro.

 

Francisco recordou que irmã Joana “foi um sinal concreto do amor misericordioso do Senhor” ao consagrar sua vida a Deus, aos pobres, aos doentes e aos reclusos.

Sobre irmã Maria Cristina, o Pontífice afirmou que a santa “foi completamente conquistada pelo amor ardente ao Senhor” e do encontro “coração a coração” com o Senhor, recebia a força para suportar os sofrimentos.

A respeito da vida de irmã Maria Baouardy,  o Papa disse que o seu constante diálogo com o Espírito Santo a permitiu “dar conselhos e explicações teológicas com extrema clareza”, apesar de ser humilde e iletrada.

“A docilidade ao Espírito – continuou Francisco – fez com que ela fosse também instrumento de encontro e de comunhão com o mundo muçulmano”.

Já irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas “soube bem o que significa irradiar o amor de Deus no apostolado”, disse Francisco. Ao se transformar em uma testemunha de mansidão e unidade, “ela é um claro exemplo do quanto é importante sermos uns responsáveis pelos outros, de vivermos um a serviço do outro”. A íntegra da homilia do Papa está disponível em português.

Reconciliação

Ao final da celebração, o Papa agradeceu a presença das delegações oficiais da Palestina, França, Itália, Israel e Jordânia. Ao saudar as filhas espirituais das quatro novas santas, pediu que, pela intercessão das novas santas, o Senhor conceda um novo impulso missionário aos respectivos países de origem.

“Inspirando-se aos seus exemplos de misericórdia, de caridade e reconciliação, possam os cristãos destas terras olhar com esperança ao futuro, prosseguindo no caminho da solidariedade e da convivência fraterna”, concluiu Francisco para, então, recitar a Oração Mariana do Regina Coeli e conceder a todos a sua bênção apostólica.

(RB) 

inizio pagina

Íntegra da homilia do Papa na canonização de 4 novas santas

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Íntegra da homilia do Papa Francisco na celebração da canonização de quatro novas santas na Praça São Pedro, domingo (17/05).

Homilia do Santo Padre Francisco

VII Domingo de Páscoa

“Os Atos dos Apóstolos nos apresentaram a Igreja nascente no momento em que elege aqueles que Deus chamou para tomar o lugar de Judas no Colégio Apostólico. Não se trata de assumir um cargo, mas um serviço. E de fato Matias, sobre quem recai a escolha, recebe uma missão que Pedro define assim: “É preciso que um deles se junte a nós para testemunhar Sua ressurreição” – a ressurreição de Cristo.

União

Com estas palavras ele resume o que significa fazer parte dos Doze: significa ser testemunha da ressurreição de Jesus. O fato que diga “junte-se a nós” faz entender que a missão de anunciar Cristo ressuscitado não é individual: deve ser vivida em modo comunitário, com o Colégio Apostólico e com a comunidade. Os apóstolos fizeram a experiência direta e estupenda da ressurreição; são testemunhas oculares de tal evento.

Testemunho

Graças ao seu respeitável testemunho, muitos acreditaram; e da fé em Cristo ressuscitado nasceram e nascem continuamente as comunidades cristãs. Também nós, hoje, fundamos nossa fé no Senhor ressuscitado, no testemunho dos apóstolos chegado até nós mediante a missão da Igreja. A nossa fé está firmemente ligada ao seu testemunho como a uma corrente ininterrupta desdobrada no decorrer dos séculos não somente pelos sucessores dos Apóstolos, mas por gerações e gerações de cristãos. À imitação dos Apóstolos, de fato, cada discípulo de Cristo é chamado a se tornar testemunha da sua ressurreição, sobretudo naqueles ambientes humanos onde é mais forte o esquecimento de Deus e a perda do homem.

Segredo dos Santos

Para que isto se realize, é necessário permanecer em Cristo ressuscitado e em seu amor, como nos recordou a Primeira carta de João:  “Quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele”. Jesus repetiu isto com insistência aos seus discípulos: “Permaneceis em mim...permaneceis no meu amor”. Este é o segredo dos santos: viver em Cristo, unidos a Ele como os ramos à videira, para dar muito fruto. E este fruto não é outra coisa senão o amor.

Irmã Joana Emília de Villeneuve

Este amor resplandece no testemunho da Irmã Joana Emília de Villeneuve, que consagrou a sua vida a Deus e aos pobres, aos doentes, aos encarcerados, aos explorados, tornando-se para eles e para todos sinal concreto do amor misericordioso de Deus.

A relação com Jesus Ressuscitado é o “ambiente” em que vive o cristão e na qual encontra a força para permanecer fiel ao Evangelho, mesmo em meio aos obstáculos e às incompreensões.

Irmã Maria Cristina Branco

“Permanecer no amor”: Isto fez também Irmã Maria Cristina Branco. Ela foi completamente conquistada pelo amor ardente pelo Senhor; e pela oração, pelo encontro coração a coração com Jesus ressuscitado, presente na Eucaristia, recebia a força para suportar os sofrimento e doar-se como pão partido a tantas pessoas afastadas de Deus e famintas de um amor autêntico.

Espírito Santo

Um aspecto essencial do testemunho a ser dado ao Senhor ressuscitado é a unidade entre vós, seus discípulos, à imagem daquela que subsiste entre Ele e o Pai. Ressoou também hoje no Evangelho a oração de Jesus na vigília da Paixão: “Para que sejam um, assim como nós somos um”. Deste amor eterno entre o Pai e o Filho, que se derrama em nós por meio do Espírito Santo, ganha força a nossa missão e a nossa comunhão fraterna; disto brota sempre novamente a alegria de seguir o Senhor no caminho da sua pobreza, da sua virgindade e da sua obediência; e este mesmo amor chama a cultivar a oração contemplativa.

Irmã Maria Baouardy

O experimentou de modo sublime Irmã Maria Baouardy que, humilde e iletrada, soube dar conselhos e explicações teológicas com extrema clareza, fruto do diálogo contínuo com o Espírito Santo. A docilidade ao Espírito a tornou também instrumento de encontro e de comunhão com o mundo muçulmano.

Irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas

Da mesma forma irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas bem entendeu o que significa irradiar o amor de Deus no apostolado, tornando-se testemunha de brandura e de unidade. Ela nos oferece um claro exemplo do quanto seja importante tornarmo-nos uns responsáveis pelos outros, de um viver a serviço do outro.

Exemplo luminoso

Permanecer em Deus e no seu amor, para anunciar com a palavra e com a vida a ressurreição de Jesus, testemunhando a unidade entre nós e a caridade para com todos. Isto fizeram as quatro santas hoje proclamadas. O seu luminoso exemplo interpela também a nossa vida cristã: como eu sou testemunha de Cristo ressuscitado? Como permaneço nele, como vivo no seu amor? Sou capaz de semear na família, no ambiente de trabalho, na minha comunidade, a semente daquela unidade que Ele nos deu fazendo-nos participar da vida trinitária?

Voltando para casa, levemos conosco a alegria deste encontro com o Senhor ressuscitado; cultivemos no coração o compromisso para viver no amor de Deus, permanecendo unidos a Ele e entre nós, e seguindo as pegadas destas quatro mulheres, modelos de santidade, que a Igreja convida a imitar. (JE)

inizio pagina

Papa faz apelo pela paz no Burundi

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – "Quero convidar a rezar pelo caro povo do Burundi, que está vivendo um momento delicado: o Senhor ajude todos a evitar a violência e agir com responsabilidade para o bem do país". Este foi o apelo feito pelo Papa no domingo (17/05), após celebrar a missa de canonização de quatro novas santas na Praça São Pedro.

 

Tentativa de golpe

Diante da instabilidade política após a tentativa de golpe militar no Burundi para destituir o presidente Jean-Pierre Nkurunziza, cuja intenção era concorrer a um terceiro mandato consecutivo, milhares de pessoas já começam a abandonar o país africano da região dos Grandes Lagos. De acordo com a Agência da ONU para os refugiados, o Acnur, mais de 105 mil pessoas já fugiram do Burundi em direção à Tanzânia, à República Democrática do Congo (RDC) e à República Ruandesa.

A vizinha Tanzânia recebeu mais de 70 mil refugiados, Ruanda mais de 26 mil e quase 10 mil chegaram à província de Kivu do Sul, na RDC. Autoridades tanzanianas disseram que mais de 50 mil burundineses estão vivendo de maneira precária às margens do Lago Tanganyika. Talvez mais do que 50 mil, reiterou o porta-voz do Acnur, Karin de Gruijl, em Genebra. (RB)

inizio pagina

Santas árabe-palestinas: esperança para uma terra que sofre

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Uma delegação de mais de 2 mil pessoas da Terra Santa participou neste domingo (17/05), na Praça São Pedro, da missa de canonização das beatas palestinas irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas e irmã Maria Baouardy. O grupo foi guiado pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal. O presidente do Estado da Palestina, Mammoud Abbas – recebido em audiência pelo Papa no sábado –, esteve presente na celebração, assim como uma delegação de Israel e representantes muçulmanos. 

 

As duas religiosas foram proclamadas santas pelo Papa junto com as beatas Joana Emilia De Villeneuve e Maria Cristina Brando. Francisco definiu as novas santas como "quatro mulheres que são modelos de santidade e que a Igreja convida a imitar". Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, a cerimônia de canonização foi transmitida via satélite a várias localidades do Estado da Palestina, onde os cristãos representam 2% da sociedade. 

Milagres

Pela intercessão das novas santas árabe-palestinas foram curados milagrosamente um engenheiro na Galileia e um menino siciliano, que estiveram presentes na Praça São Pedro. Irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas, fundadora da Congregação das Irmãs do Rosário de Jerusalém, nasceu em 1843 e morreu 1927. Irmã Maria Baouardy, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços, nasceu em 1846 e faleceu em 1878. Nesta segunda-feira (18/05), Dom Twal presidirá a missa de ação de graças na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma – o mais antigo templo mariano da Europa, em árabe.

Esperança

O Diretor do Centro Católico de Estudos e Mídia de Amã, na Jordânia, Pe. Rifat Bader, apresentou as duas novas santas na coletiva realizada na manhã da sexta-feira (15/05), no Vaticano. Em uma região em que “somos circundados por guerra e morte”, Deus nos manda “duas mulheres santas para nos guiar” e o Papa Francisco, no Ano da Vida Consagrada e no mês de maio, dedicado a Maria, nos propõe essas duas figuras femininas que “nos convidam a rezar para que Deus torne as mentes, as almas e os corações mais mansos”, disse o sacerdote. (RV)

inizio pagina

Igreja na América Latina



Bolívia prepara indulto especial durante visita do Papa

◊  

La Paz (RV) – Para a visita do Papa à Bolívia, o presidente Evo Moráles está preparando uma lei para “perdoar” alguns condenados à prisão. A informação foi repassada às agências de notícias pelo ministro Hugo Moldiz, afirmando que os detalhes do indulto serão anunciados nesta semana.

 

Na segunda etapa da próxima viagem apostólica de Francisco à América Latina, o Pontífice irá visitar a Bolívia. Além da capital La Paz, o Papa também descerá a Santa Cruz de la Sierra, onde está o maior cárcere do país andino.

Conflitos

A Penitenciária de Palmasola abriga 5,3 mil detentos e é considerada um das mais conflitivas do país. A superlotação e as facções internas são os principais males endêmicos do sistema carcerário boliviano – uma saturação à qual contribui também a lentidão da Justiça, que provoca uma grande porcentagem de detentos sem uma sentença definitiva.

No início deste mês, de forma inédita, 250 casos foram julgados, como parte de um plano para descongestionar a administração judicial. Em agosto de 2013, Palmosola foi palco de um amotinamento em que morreram 35 pessoas, entre elas um bebê de 18 meses.

Francisco visitará Bolívia de 8 a 10 de julho procedente do Equador e, depois, seguirá para o Paraguai. (RV)

inizio pagina