Noticiário da Rádio Vaticano Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

Sumario del 20/12/2015

Papa e Santa Sé

Papa e Santa Sé

Igreja no Mundo

Formação

Atualidades

Papa e Santa Sé



Francisco: "Igreja, mesmo com manchas e rugas, é sempre Mãe"

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Em seu último encontro dominical com os fiéis antes do Natal, o Papa Francisco rezou a oração do Angelus da sacada de seu escritório, no Palácio Apostólico. Na Praça São Pedro, milhares de pessoas participaram do encontro, ouvindo suas palavras e unindo-se a ele na prece mariana. 

Como sempre, Francisco fez uma breve reflexão sobre o Evangelho do dia, que neste domingo, o quarto do Advento, evidencia a figura de Maria. 

A Mãe de Deus, que concebeu na fé e traz em seu ventre Jesus, viaja de Nazaré aos montes da Judeia para visitar Isabel, idosa e no sexto mês de gestação. E se surpreende quando sua prima, ao vê-la exclama: “A que devo a visita da mãe de meu Senhor?”.

Inspirando-se neste episódio, o Papa convidou os fiéis e turistas presentes na Praça a refletir sobre os “lugares” da surpresa. 

Nascemos com as feições de Jesus

“O primeiro lugar é o outro, no qual reconhecer um irmão, porque desde que Jesus nasceu, cada rosto tem em si as feições do Filho de Deus. Principalmente quando o rosto é o do pobre, porque como pobre Deus entrou no mundo e dos pobres, antes de tudo, se deixou aproximar”. 

Deus 'mistura as cartas'

Outro lugar ao qual, se olharmos com fé, nos surpreendemos, é a História. “Muitas vezes, disse, acreditamos vê-la no sentido correto, mas corremos o risco de entendê-la ao contrário. Isso acontece quando ela é determinada pela economia do mercado, regulamentada pelas finanças e pelos negócios, dominada pelos poderosos da vez”. 

Francisco lembrou que o Deus do Natal, ao invés, é um Deus que “mistura as cartas” e como narra o Evangelho de Lucas, “é o Senhor que derruba os poderosos dos tronos e exalta os humildes; sacia de bens os indigentes e despede de mãos vazias os ricos”. 

O Senhor não é 'propriedade' da Igreja  

Enfim, o terceiro lugar de surpresas é a Igreja, “que não é apenas uma instituição religiosa, mas uma Mãe que, mesmo com todas as suas manchas e rugas, deixa transparecer o perfil da Esposa amada e purificada por Cristo Senhor; uma Igreja-Mãe, que tem sempre os braços abertos e as portas escancaradas para acolher todos... uma Igreja que saia das próprias portas para buscar todos os que estão distantes e conduzi-los à misericórdia de Deus... esta é a surpresa do Natal!".

“Uma Igreja para qual o Senhor Jesus não seja nunca um dom custodiado como uma ‘propriedade’, mas sempre Aquele que lhe vai ao encontro e que ela sabe aguardar com confiança e alegria, dando voz à esperança do mundo: “Vinde, Senhor Jesus”.  

Benção dos 'Bambinelli'

Após conceder a todos a sua bênção, Francisco fez felizes as crianças romanas na Praça, chamando-as de 'barulhentas' e dedicando a elas a sua primeira saudação:

“Queridas crianças, quando rezarem diante de seus presépios, lembrem-se também de mim, como eu me lembro de vocês!”.

Faz parte da tradição que o Papa abençoe as pequenas imagens do Menino Jesus trazidas pelos grupos paroquiais, na chamada “Benção dos Bambinelli”. 

(CM)

inizio pagina

Papa e Santa Sé



Papa reza por Síria, Líbia, Costa Rica, Nicarágua e Índia

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Neste domingo (20/12), após a oração do Angelus, rezada na Praça São Pedro, o Papa Francisco chamou a atenção dos fiéis para a situação da ‘amada Síria’, expressando satisfação pelo acordo que a Comunidade internacional acaba de alcançar. 

“Encorajo todos a prosseguir com entusiasmo e generosidade no caminho do fim das violências e por uma solução negociada que leve à paz”, afirmou.

O Papa se mostrou contente também pelo recente compromisso assumido na Líbia em favor de um Governo de unidade nacional, que convida à esperança pelo futuro.

Dirigindo-se à América Latina, enalteceu o esforço de colaboração de Costa Rica e Nicarágua, fazendo votos que um novo espírito de fraternidade reforce ainda mais o diálogo e a cooperação recíproca.

E enfim, dirigiu o pensamento aos queridos povos da Índia, país recentemente atingido por graves enchentes.  

Na primeira semana de dezembro a maior cidade do sul da Índia, Chennai, com 8,7 milhões de habitantes, ficou submersa após a pior tempestade de que se tem lembrança. Mais de 270 pessoas morreram.

(CM)

inizio pagina

Esperança, além da dor: Card. Parolin com as crianças doentes

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - A verdadeira missão do Hospital ‘Menino Jesus’ é doar às crianças doentes um amor repleto de ternura. Foi o que disse o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, visitando o Hospital Pediátrico da Santa Sé, sábado (19/12) para levar os votos de Bom Natal do Papa Francisco.  

Misericórdia faz bem a quem a pratica

“Aqui, neste lugar, as famílias podem encontrar esperança e tranquilidade em meio a momentos de grave apreensão”, acrescentou, explicando aos funcionários, pacientes e familiares o sentido de sua visita:

“Venho aqui para exercer uma obra de misericórdia. As obras de misericórdia beneficiam principalmente aqueles que as praticam: o Senhor prometeu para cada gesto de caridade que fazemos a recompensa de seu amor e de si mesmo”.  

Discurso e encontro com familiares

A visita durou mais de duas horas, pois o cardeal se deteve na divisão de Pediatria e Imuno-infectologia com as crianças internados e seus pais.

Durante a visita do Card. Pietro Parolin foi também confirmado que, a partir de segunda-feira, 21/12, o heliporto da Cidade do Vaticano será utilizado para as emergências pediátricas e casos relativos a implantes de órgãos. 

 

(CM)

inizio pagina

Igreja no Mundo



Em preparação as missas que o Papa celebrará no México

◊  

Cidade do México (RV) – Mons. Ricardo Valenzuela, secretário-executivo para as celebrações litúrgicas da visita do Papa ao México, adiantou em coletiva à imprensa que estão ainda sendo definidos alguns detalhes sobre as cerimônias.

A visita coincidirá com a primeira semana da Quaresma, de modo que nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, as vestes litúrgicas serão roxas, enquanto para a missa na Basílica de Guadalupe, a cor será branca.

Pelo menos um milhão de pessoas estarão presentes nas cinco missas celebradas pelo Papa no México, observou Mons. Ricardo Valenzuela, acrescentando que este número pode oscilar até o dia dos eventos.

Em 13 de fevereiro, para a missa na Basílica de Guadalupe, 38 mil fiéis são esperados, 8 mil dentro do templo e 30 mil na Praça Mariana.

Em 17 de fevereiro, em Ciudad Juarez, Chihuahua, o Bispo de Roma presidirá uma missa cujo tema central serão os migrantes e as vítimas de violência, onde se espera a participação de 300 mil pessoas.

Valenzuela explicou que os bilhetes serão distribuídos pela Conferência Episcopal Mexicana (CEM) a cada diocese. O secretário disse que nestes meses o Papa pode ainda fazer os ajustes necessários em sua agenda. 

(CM)

inizio pagina

Formação



Reflexão para o 4º Domingo do Advento

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - A primeira leitura, extraída de Miquéias, nos fala que o poder será popular e não mais aristocrático Deus manterá sua fidelidade à Casa de Davi quando escolheu o caçula de Jessé para ser um grande rei de Israel. Davi, não só venceu o opressor ao derrotar Golias apenas com uma pedrada, mas utilizou sua capacidade de pastor para reorganizar e salvar o povo. 

Miquéias, tendo em mente o advento do rei Davi,  fala que Belém, a cidade davídica,  no momento uma aldeia desprezível para os habitantes da capital, será o berço daquele que governará Israel, de um modo mais grandioso que o realizado pelo filho de Jessé..

Isso irá acontecer quando uma mulher der à luz e os compatriotas voltarem do exílio. Será a formação da nova sociedade de que falamos no domingo passado. Novo rei, segundo o coração de Deus e, consequentemente, nova sociedade.

O versículo 3, do capítulo diz que o novo rei será a paz. Ele se refere ao triunfo da paz em todo o orbe e o domínio da justiça em todos os setores. Não será apenas Israel o beneficiário desta paz, mas o mundo todo.

No Evangelho, Lucas ao falar da visita de Maria a Isabel e, naturalmente, de Jesus a João Batista, revela Deus visitando os pobres e marginalizados. Jesus, o Salvador, é levado por Maria, a escolhida a visitar aqueles que outrora eram desprezados por não terem filhos. É uma visita que celebra a misericórdia do Senhor. Isabel a saúda bendizendo-O pois tem consciência de que a visita que recebe é a de Deus que salva.

Tanto a 1ª leitura quanto o Evangelho nos mostram que o lugar social onde Deus assume posição é no meio dos pobres. O Senhor se identificou com eles e se fez um deles. Para eles veio a plenitude da vida, a Salvação. Quem desejar ser salvo deverá observar que desde o início da História da Salvação, o Senhor escolheu os pobres e eles souberam receber os mandamentos do Senhor como dom de Deus. Ser pobre é mais que fazer parte de uma categoria social. Ser pobre é também uma opção de vida que coloca no Senhor a sua confiança e não nos bens e nos poderes deste mundo. Ser pobre é abrir mão de desejos particulares, egocêntricos em favor dos companheiros de caminhada. Ser pobre é abrir mão de ser sábio aos olhos do mundo e acatar a Palavra de Deus como verdade que salva. Ser pobre é abrir mão dos bens deste mundo, de seus privilégios se tais riquezas se contrapõem à vontade de Deus; ser pobre, enfim é buscar a simplicidade de vida porque ela não só foi vivida pela família de Nazaré, mas foi a escolha livre de Jesus. Ser pobre é ser filho e ser irmão!

(cas)

inizio pagina

Espaço Interativo: os destaques das nossas redes sociais!

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Recebemos milhares de interações em nossas redes sociais na última semana: o assunto que gerou mais engajamento foi o aniversário de 79 anos do Papa Francisco. 

Em nossa fan-page no Facebook, em que milhares de amigos deram os parabéns ao Papa, destacamos as seguintes interações:

Eliane Deus Lima, de Conceição do Canindé (PI), escreveu: “Parabéns! Querido Papa Francisco pelo seu aniversário Natalício. Deus continue abençoando a sua vida, o seu pontificado e conceda-lhe muitos e bons anos de vida. Que nossa Senhora da Misericórdia o Proteja e o Espírito Santo o ilumine Sempre. Felicidades!”.

Ana Paula Paes Machado, de São José dos Campos (SP), comentou: “Francisco, tu abraças o chamado de Jesus em teu coração. Foste chamado pelo nome e foste justificado por Jesus a Deus. Suas atitudes de amor para com o próximo sinalizam a presença de Jesus em suas ações e são elas que glorificam Deus através de ti e da presença de Jesus em você. És o guia, nós as ovelhas. Que possamos ser um pouquinho de Jesus também ao nosso próximo para glorificar o nome de Deus. Que comemorar a vida hoje seja mostrar a todos que servir ao irmão é o alimento que move e faz crescer a nossa Fé. Que Deus o abençoe meu irmão pela Fé”.

Marizi Scully, de Santos (SP), disse: “Santidade, sou brasileira e dizem que Deus é brasileiro, mas o nosso Papa é argentino. Então Deus está precisando de ajuda. Ore por nós, brasileiros”.

Em nossa conta no Twitter também registramos muitas menções e notificações:

Eunice Lemes ‏@francacarmelo13, tuítou: “Parabéns Querido Santo Padre das Irmãs Carmelitas de Franca”.

Maria da Guia Barbal ‏@mbd17426895 tuítou: “Paz saúde e toda proteção do Espírito Sando em vossa vida. Acari RN”.

Em nosso canal VaticanBR, o vídeo mais visto na semana foi a íntegra da catequese do Papa na Audiência de quarta-feira.

 

Entre em contato com a redação RV

Rádio Vaticano
Programa Brasileiro
Nunciatura Apostólica
Caixa Postal 070153
Brasília – DF
Cep: 70359-970

Rádio Vaticano
Programa Brasileiro
Piazza Pia, 3
Cidade do Vaticano
00120

Escreva para a redação

inizio pagina

Atualidades



Mães de migrantes desaparecidos no México escrevem ao Papa

◊  

Tapachula (RV ) - Após percorrer durante sete dias a rota migratória do Pacífico passando por quatro municípios do estado de Chiapas, a caravana de mães de migrantes centro-americanos desaparecidos na fronteira sul do México com uma mensagem para o Papa Francisco.
Pedindo para que o Pontífice intervenha na política migratória do México, escrevem:

"Desejamos compartilhar com Sua Santidade assuntos que nos preocupam solicitando respeitosamente que com sua enorme influência e autoridade moral, encontre formas de modificar a terrível realidade a qual os migrantes em trânsito enfrentam em seu destino e em seu retorno, voluntário ou forçado".  
O objetivo da caravana é que a carta seja entregue ao Papa em sua visita ao México, no próximo mês de fevereiro.

Desaparecimentos têm aumentado desde 2010

A carta assinada por 40 mães e dois pais de Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua, denúncia que no México "a cada ano há mais de 20 mil desaparecimentos, número que aumentou de forma alarmante a partir de 2010".

"Ao redor de 400 mil migrantes passam pelo México todo ano, dos quais 80% não consegue seu propósito", disse à Efe a coordenadora do Movimento Migrante Mesoamericano, Martha Sánchez.

Migrantes sem dignidade

No documento as mães da caravana questionam "a criminalização dos migrantes no mundo, as humilhações a seus direitos, a violência, os desaparecimentos e mortes e o grave problema do tráfico".

"Estima-se que há entre 70 mil a 120 mil migrantes não localizados em trânsito pelo México a partir de 2006, de quem não se contam com dados confiáveis. São os invisíveis entre os invisíveis sem que se determinem responsabilidades", expõem.

(CM)

inizio pagina