Noticiário da Rádio Vaticano Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

Sumario del 24/12/2015

Papa e Santa Sé

Igreja no Mundo

Formação

Atualidades

Papa e Santa Sé



Acompanhe a Missa do Galo com a RV

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Na noite deste dia 24 de dezembro, o Papa Francisco celebra na Basílica Vaticana a tradicional Missa do Galo.

A Rádio Vaticano transmite esta cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 21h20 locais (18h20 – horário de Brasília).

Acompanhe no YouTube

Para as cerimônias do Natal, também este ano a Rádio Vaticano disponibiliza, em várias línguas, as transmissões ao vivo da Missa desta noite e da Mensagem Urbi et Orbi do Santo Padre no dia 25, seja no site da nossa emissora (através do Vatican player com internet explorer), seja no canal vaticano no YouTube.

Twitter

A mensagem de Francisco para os seus seguidores no Twitter na véspera de Natal é: “Deus está apaixonado por nós. Faz-Se pequeno para nos ajudar a responder ao seu amor”.

Paciência de Deus

Na homilia da Missa do Galo celebrada no ano passado, Francisco propôs à reflexão dos fiéis a paciência e a ternura de Deus.

“O decorrer dos séculos tem sido marcado por violências, guerras, ódio, prepotência. Mas Deus, que havia posto suas expectativas no homem feito à sua imagem e semelhança, esperava. Deus esperava. Como é difícil compreender isto: a paciência de Deus para conosco!”

Para o Papa, o anúncio da noite de Natal consiste nisto: a revelação de que Deus é Pai e que a sua paciente fidelidade é mais forte do que as trevas e do que a corrupção.

Ternura de Deus

Ao contemplar o Menino Jesus recém-nascido, contemplamos também a ternura de Deus. E Francisco perguntou: “Temos a coragem de acolher, com ternura, as situações difíceis e os problemas de quem vive ao nosso lado, ou preferimos as soluções impessoais, talvez eficientes mas desprovidas do calor do Evangelho? Quão grande é a necessidade que o mundo tem hoje de ternura! Paciência de Deus, ternura de Deus”.

O Papa então convidou os fiéis a se dirigirem a Deus com essas palavarras: "Senhor, ajudai-me a ser como Vós, concedei-me a graça da ternura nas circunstâncias mais duras da vida, dai-me a graça de me aproximar ao ver qualquer necessidade, a graça da mansidão em qualquer conflito".

(BF)

inizio pagina

Visita do Papa ao México: Francisco falará para todos

◊  

Morelia (RV) – Em perspectiva da visita do Papa Francisco ao México, de 12 a 17 de fevereiro, e de sua passagem pela cidade de Morelia, no dia 16, o Cardeal Alberto Suárez Inda, com a secretária de Turismo, Liliana López Buenrostro, e Julieta López Bautista, coordenadora geral de comunicação social, concederam uma coletiva aos jornalistas locais, quarta-feira, 23/12. 

Entrada é gratuita

O arcebispo de Morelia começou assinalando que o Papa irá ao México para falar a todos, sem distinção, e portanto, pediu à cidadania que não se deixe enganar com a venda de bilhetes para acessar aos eventos, que serão totalmente gratuitos. 

Esclareceu que os ingressos serão distribuídos pela Arquidiocese: “A intenção de Sua Santidade é convidar a sociedade a viver em harmonia, com dignidade, e a ser coerentes com a nossa cultura”. 

Pediu que se evitem especulações e adiantou que para informações fidedignas, deve-se recorrer aos sites oficiais da arquidiocese para a visita:

www.papafranciscoenmorelia.mx e www.facebook.com/papafranciscoenmorelia/ 

Ou ao Twitter: @papamorelia e no Youtube: Papafranciscoenmorelia

Informações detalhadas podem ser solicitadas pelo e-mail: contacto@papafranciscoenmorelia.mx

Jovens e voluntários

Dom Suárez indicou ainda que serão necessários aproximadamente 20 mil voluntários e convidou aqueles que quiserem participar a se cadastrar na página oficial da cidade de Morelia: www.papafranciscoenmorelia.mx

Comentou que o evento programado para o Estádio Morelos será para os jovens, que serão selecionados “não por seus méritos, mas pelo ânimo e disposição de estar com o Papa, apesar do sacrifício que implicará”.

O programa

Em Morelia, terça-feira, 16 de fevereiro, o Papa preside, às 10h, à Santa Missa com sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados e seminaristas. Após o almoço, participa do Encontro com os Jovens no Estádio “José María Morelos e Pavón”, visita a Catedral e, no final da tarde, regressa à Cidade do México. 

inizio pagina

Igreja no Mundo



Valência aguarda 30 mil para encontro ecumênico de Taizé

◊  

Valência (RV) - A Comunidade Ecumênica de Taizé, França, se prepara para o tradicional encontro dos últimos dias do ano. Esta edição será em Valência, Espanha, onde entre 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2016 devem chegar cerca de 30 mil jovens de toda a Europa.

Os participantes serão hospedados por famílias: “Todas as Igrejas se empenharam no acolhimento”, informa a comunidade.

Responsáveis judeus e muçulmanos vão animar um encontro sobre o diálogo inter-religioso, e oradores realizarão ‘ateliês’ sobre compromisso social, fé e vida interior, criação artística em diferentes locais do centro da cidade.

Ao lado do Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares, participarão muitos bispos espanhóis e de outros países europeus, como o Presidente do Episcopado Espanhol, Dom Ricardo Blázquez; o arcebispo de Madri, Carlos Osoro, o recém-nomeado arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, e o bispo de Málaga, Jesús Catalá.

Por países de procedência, o maior número de jovens peregrinos será da Polônia, com mais de 3.000 pessoas; 2.000 da Ucrânia; mais de 1.500 da Alemanha. 1.500 irão da França e mil da Itália.

O prior da comunidade ecumênica de Taizé, Irmão Alois, que participará do Encontro, apresentou cinco propostas para a reflexão dos jovens: “Entregarmo-nos a Deus, que é misericórdia”, “Perdoar uma e outra vez”, “Aproximarmo-nos, sozinhos ou com outros, de uma situação de sofrimento”, “Estender a misericórdia a suas dimensões sociais” e “Misericórdia para toda a criação”. 

(CM)

inizio pagina

Formação



Dom Orani: O Senhor está no meio de nós!

◊  

Rio de Janeiro (RV) - Eis que vos anuncio uma grande alegria: nasceu para nós Aquele que é a luz que ilumina as trevas do mundo, e Ele veio para salvar a todos do pecado e do mal. Veio para ser o caminho novo, tecido na obediência à vontade do Pai que nos quer todos santos.

Por isso, a volta do ano trouxe-nos a santa celebração do Natal do Senhor Nosso Jesus Cristo. Historicamente, o natalício do Cristo, nosso Deus, ocorreu há mais de dois mil anos; no entanto, na potência do Santo Espírito, o Natal acontece hoje misticamente nos santos mistérios que celebramos com piedade e unção. Cada um de nós que participa desta celebração sagrada conserve no coração essa certeza: nos gestos, nas palavras, nos ritos da Santa Liturgia, a graça do santo Natal do Senhor faz-se realmente presente e verdadeiramente inunda a nossa vida! Para nós, aqui reunidos, o Natal é hoje, o Natal é agora. Aquele que veio e que virá, vem hoje para nós!

O Evangelho nos anuncia: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós!” Em outras palavras: o Filho eterno do Pai, Luz gerada da Luz, Deus verdadeiro gerado eternamente do Deus verdadeiro, para salvar o mundo com a sua piedosa vinda, hoje nasceu homem verdadeiro, homem entre os homens, de Maria, a Virgem!

O Menino que nasceu para nós, o filho que nos foi dado é Deus perfeito, é o Filho eterno, através de quem e para quem tudo foi criado no céu e na terra. Ele não é uma pessoa humana; é uma Pessoa divina, a segunda da Trindade. Este menininho é adorável: deve receber toda nossa adoração, todo o nosso louvor, todo o nosso afeto. No entanto, sendo Deus perfeito, hoje, ele saiu do seio da Sempre Virgem Maria como verdadeiro homem, homem perfeito, com um corpo igual ao nosso, com uma alma igual à nossa, com uma vida para viver igual à nossa pobre existência!

Esta Solenidade nos recorda que a humanidade precisa de um Salvador – e esse Salvador é Jesus, nosso Senhor! Ele é a nossa única Verdade, ele, o nosso único Caminho, ele, a verdadeira Vida! Não queremos outros mestres, não admitiremos outros senhores, não buscaremos outras verdades. Mais que nunca, nesta quadra tão difícil da história, quando o cristianismo e a Igreja de Cristo são tão caluniados e perseguidos, tão denegridos de tantas formas e, em especial, pelos meios de comunicação, hoje, quando ser cristão tem se tornado motivo de chacota e mangação, queremos, uma vez mais, e com todas as nossas forças, proclamar nossa total e incondicional adesão ao nosso Deus e Senhor Jesus Cristo.

O Deus eterno e invisível torna-se visível no rosto da criança enfaixada e reclinada sobre as palhas da manjedoura! Era um abrigo para animais! O Menino nasceu como nasciam os pobres. “E o Verbo de Deus se fez carne e veio habitar entre nós!” Não nasceu na cidade e nem no palácio real!  Nasceu num abrigo de animais, pobre como os pobres da região, e recebe a visita de pastores, pobres excluídos da sociedade, inclusive, por causa de sua vida não muito correta!

Nasce pobre e entre pobres, mas é o Salvador e o Senhor! Este anúncio feito pelo anjo é a “Boa Nova, o Evangelho da alegria!” Deus se compadeceu da humanidade e decidiu salvá-la; por isso, os anjos cantam: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz aos homens a quem Deus quer muito bem!” Hoje, recebemos a “Boa Nova” do amor divino, somos amados por Deus que quer salvar-nos! Natal é a alegria da salvação, especialmente para os pequenos e sofridos deste mundo. Isto foi dito no passado, mas Deus o torna presente e personalizado mediante a celebração litúrgica do Natal.

Os pastores tiveram a decisão de ir até Belém. “Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou”! Para ver Jesus é necessário deslocar-se do nosso comodismo para Belém, para a periferia... Lá encontraremos Jesus, o Salvador! Onde estaria, hoje, situada a cidade de Belém? Certamente nas periferias existenciais das nossas cidades onde moram “os pastores” excluídos do bem-estar do consumismo. Mas ninguém se considere excluído da alegria natalina, pois Jesus nasceu por nós todos, pecadores, necessitados de sua graça e de sua vida divina.

Quero, neste Ano da Misericórdia, levar o meu abraço afetuoso a tantos quantos, nas manjedouras espalhadas pelas periferias existenciais de nossa grande metrópole, precisam do carinho misericordioso de Deus, que Se fez homem pobre, humilde para nos salvar. Recebam, todos vocês, meu afeto e a minha proximidade nesta noite santa e neste dia abençoado. Vivamos intensamente a misericórdia!

Quantos motivos para nossa alegria, quantos para nosso júbilo! Que pessoalmente e em família, celebremos de modo santo e devoto a Vinda do Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo, a quem seja dada a glória com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!

Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

inizio pagina

Reflexao para a Noite de Natal: "Vem, Senhor Jesus"!

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Nesta noite de Natal a parcela cristã da Humanidade se reúne para celebrar a vinda de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, a Salvação enviada por Deus, Emanuel, Deus Conosco!

Esta celebração não apenas nos remete ao passado de mais de dois mil anos, como nos falam o presépio, a árvore de Natal e toda a circunstância em que vivemos nestes dias, mas seu objetivo maior é nos preparar para o Natal definitivo, quando também nós iremos até a Belém celeste para adorarmos, para sempre, o nosso Salvador. Nesse estar face a face com Deus, encontraremos não apenas os anjos, mas Maria Santíssima, o grande São José, e todas aquelas pessoas que nós amamos e fazem parte de nosso céu, para ficarmos dentro do ambiente destes dias, das pessoas que fazem parte de nosso presépio celeste.

Do mesmo modo que os magos tiveram notícias da vinda do Senhor e se prepararam de todo coração e usando seus conhecimentos humanos e a vida de reflexão foram ao encontro do Salvador, também nós deveremos nos preparar para o momento especialmente sublime de nossa vida, quando Jesus vier até nós e nos levar, em seus braços, para a Casa do Pai.

Este é o objetivo maior do Tempo de Advento, que acabamos de viver e do Natal que agora começamos.

Por tudo isto a noite santa que viveremos com a família, com os amigos, na igreja ou em casa, deverá ser para nós um forte sinal da realidade que nos espera, o céu. Também aqueles que passarão sozinhos a noite de Natal são chamados a um profundo ato de fé na presença amiga do Emanuel, Deus conosco principalmente quando nos sentimos sós, abandonados, carentes. Não nos esqueçamos das pessoas que vivem esse momento de luz em situações bastante difíceis. Refiro-me àqueles que se encontram nos hospitais, acamados ou velando por um ente querido ou como profissional da saúde, cuidando dos enfermos; refiro-me também aos prisioneiros, tendo como companheiros pessoas desconhecidas e marcadas por graves delitos; dirijamo-nos também aos moradores de rua, aos mendigos, a todos aqueles que não possuem teto e vivem na esperança de um lar, que eles saibam que também a família de Nazaré passou privações, conheceu dificuldades e a caminho de Belém só encontrou acomodação ao lado de animais, de lado de fora de uma residência.

Pensemos nos povos, nas famílias, nas pessoas que estão em litígio ou vivem opressões, que elas permitam a entrada do Príncipe da Paz em suas vidas.

Pensemos, finalmente, naqueles filhos de Deus que passam este Natal em meio ao luto pela perda de entes queridos ou perseguidos porque cristãos. Que eles tenham no coração a dimensão da eternidade, do sentido maior de nossa vida que é a felicidade sem fim junto ao Deus da Vida!

Como vemos, queridos irmãos, o Natal é muito mais que uma troca de presentes, que uma ceia farta, que uma bela apresentação de um coral! Natal é mudança de uma vida sem futuro, marcada pelo sofrimento e pela morte, de uma vida fechada, egoísta, para uma vida de fé, de valores eternos, de esperança, de felicidade sem limites, de amor, onde só sou feliz se você for feliz! Por isso Deus se fez um de nós, armou sua tenda em nosso meio e se tornou o Emanuel, o Deus conosco. Que você, caro ouvinte, tenha uma Feliz e Santa Noite de Natal, seja quem você for e esteja onde estiver! Se você existe, é porque Deus pensou em você antes que qualquer outra pessoa. Ele amou você antes que qualquer outro. Portanto, Feliz Natal! Que a Paz do Menino Jesus esteja em seu coração! Feliz Natal!

(Reflexão do Padre Cesar Augusto dos Santos para a Noite de Natal)

inizio pagina

Natal: misericórdia de Deus resplandecida no Menino Jesus

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Durante as quatro semanas do Advento, a Igreja nos proporcionou um tempo de profunda reflexão à espera do Natal. Sem sombra de dúvidas, essa data, comemorada pelos cristãos de todo o mundo, celebra o maior acontecimento da história da humanidade: o nascimento de Jesus Cristo.

 

Celebrar o Natal do Menino Jesus é festejar o ato do verbo divino que se fez carne; quando a divindade se uniu à humanidade, ferida pelo pecado original. Nesse mistério de reencarnação do amor, Deus se fez pequeno, humilde e pobre para transformar o mundo através da caridade e da misericórdia.

Dom da misericórdia

Poder adentrar nesse grandioso mistério juntamente com o Ano da Misericórdia, convocado este ano pelo Papa Francisco, é penetrar “no dom da misericórdia de Deus”. Pelo menos foi assim que recentemente o arcebispo de Mumbai (ex-Bombaim), Cardeal Oswald Gracias, classificou a festa natalina do Senhor. O prelado ressaltou que a misericórdia é o significado mais profundo do amor, além de ser a sua efusão contínua.

Nesse sentido, em suas homilias, em seus discursos e orações, o Papa Francisco tem convidado insistentemente os fiéis a viver um Natal com a necessidade de reconhecer nos outros o próprio rosto do Filho de Deus; “sobretudo quando é o rosto do pobre, porque Deus entrou no mundo pobre e para os pobres”. Portanto, Cristo é aquele que nasce desprendido de tudo e se entrega no calvário também desprendido de tudo.

Virgem Maria, a Mãe do Redentor

Evidentemente que o Natal do Menino Jesus não acontece sem a presença da Virgem Maria, a mãe da Igreja. Na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium (Evangelho da alegria), Francisco reforça que “Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura”.

É por meio dessa misericórdia Divina que Deus escolhe Maria para ser a Mãe do Redentor do homem, o primeiro sacrário de Jesus na terra. O Papa Francisco frisa, na Bula Misericordiae Vultus (Rosto da Misericórdia), que Maria, preparada desde sempre pelo amor do Pai, “guardou, no seu coração, a misericórdia divina em perfeita sintonia com o seu Filho Jesus”.

Celebração litúrgica e a Sagrada Família

Assim, a Festa do Natal se torna o mais belo convite para que possamos experimentar o seu amor, que consola, perdoa e dá esperança à salvação eterna. Em virtude desse ato de misericórdia do Pai, a Igreja nos abre à celebração eucarística, que vai muito além da simples troca de presentes ou da exposição de enfeites natalinos.

A Missa do Galo, como a conhecemos, é a celebração litúrgica em que a Igreja se faz presente nesse mistério da vinda de Cristo, revelando-nos o amor e a misericórdia Divina. Fixada pela Igreja ainda no século quatro, a Festa do Natal do Menino Jesus consequentemente se torna também a celebração da família, pois, por meio de seu nascimento, a Sagrada Família é manifestada através da caridade, num ato de humildade e de ternura. Portanto, somos convidados a reconhecer a grandeza de Cristo nas coisas pequenas.

Por isso, a Igreja convida à partilha do Natal. Nesse sentido, também definiram os bispos argentinos em sua mensagem para o Natal deste ano: “O Natal é Jesus. Sem Ele, esta festa não tem sentido” e, portanto, devemos “partilhar com os nossos irmãos e irmãs cristãos, e com todos os homens e mulheres de boa vontade, a alegria do nascimento de Jesus”.

Data histórica

Apesar de celebrarmos o Natal de Jesus no dia 25 de dezembro, é improvável que essa seja realmente a data de seu nascimento. Na verdade, os historiadores não têm certeza desse fato, embora alguns defendam se tratar de uma data histórica.

Documentos históricos apontam que o seu surgimento da celebração no dia 25 teria relação com a festa pagã “Sol Invictus”, comemorada à época por pagãos com objetivo de adorar o deus do Sol, já que no dia 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno no hemisfério Norte, ou seja, fenômeno que marca o início do inverno.

Antes da data do Natal ser oficializada pela Igreja, nos três primeiros séculos, houve grandes perseguições aos cristãos. Sendo assim, graças ao trabalho de evangelização e dos primeiros mártires da Santa Igreja, a conversão do imperador Constantino no ano de 313 permitiu o fim da perseguição ao cristianismo.

Acredita-se que o próprio Constantino tenha fixado a data 25 de dezembro para celebrar o Natal de Cristo. Sendo Jesus “a luz do mundo” (João 9, 5), considerou-se oportuno cristianizar a data da festa pagã. Oficialmente, no entanto, a declaração ocorreu por meio do Papa Júlio I, no ano de 350.

Convite ao amor e à misericórdia do Pai

Independente da data histórica, a Igreja nos convida a vivenciar intensamente o Natal. Com muita sabedoria, o Papa Francisco nos recorda que Deus “se fez pequeno, uma criança, para nos atrair com seu amor, para tocar nossos corações com sua humilde bondade; para contagiar com sua pobreza, aqueles que buscam acumular um falso tesouro deste mundo”.

O Natal é tempo de compreender o amor e a misericórdia do Pai e, dessa forma, a Igreja nos introduz a vivenciar profundamente esse Mistério Santo da Misericórdia de Deus, de forma espontânea e totalmente livre.

Como pede Francisco, que o Natal  seja a abertura para acolher o Filho que revela “que Deus não é só Justiça, mas é também e antes de tudo Amor”. Ou seja, a festa da misericórdia e do amor de Cristo que brota em nosso coração. (PS)

inizio pagina

Atualidades



Felicitações do Programa Brasileiro

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - De novo é Natal, tempo propício para recordar a bondade de Deus que se fez homem, nascendo em uma gruta e repousando em uma manjedoura. O Senhor do Universo nasce entre os últimos. O Menino Jesus nasce mais uma vez em cada coração, mesmo nestes momentos difíceis em que vivemos, com guerras e terrorismo em várias partes do mundo e crises econômicas como aquela que passamos no Brasil. 

Nesta festa da alegria por excelência, vivendo já o Jubileu extraordinário da Misericórdia, que o Papa Francisco inaugurou no dia 08 de dezembro, nós no Brasil temos a possibilidade de praticar as obras de misericórdia, para com aqueles que passam por dificuldades; uma delas, “dar de comer aos famintos”: Sim, porque são muitas as pessoas que passam fome ainda hoje no nosso país, que vivem em situações difíceis, com a perda do trabalho e a falta de perspectivas.

Mas mesmo diante do horizonte difícil nunca devemos esquecer a bondade de nosso Deus, pois, a sua bondade está presente no mundo, apesar das dores e horrores provocados pelo próprio homem. Nestes dias, vamos nos olhar uns aos outros e deixar que o bem chegue até nós, de modo que a misericórdia de Deus se manifeste, também nos gestos humildes de bondade de cada dia. Mas vamos também reconhecer e incentivar as boas obras feitas pelos outros dizendo um simples “muito obrigado”, que não é tão difícil, mas pode fazer milagres.

Nós da Redação do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, a Rádio do Papa, desejamos a todos os nossos ouvintes, que se tornaram nossos amigos e companheiros de viagem, um Feliz Natal, na alegria do nascimento do Menino-Deus. Feliz Natal

inizio pagina