Noticiário da Rádio Vaticano Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

Sumario del 03/01/2016

Papa e Santa Sé

Igreja na América Latina

Formação

Atualidades

Papa e Santa Sé



Papa no Angelus: Jesus nos defende do mal, do diabo, que está sempre à espreita

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - A vocação e a alegria de todo batizado é indicar e dar Jesus aos outros, mas para fazer isso devemos conhecê-lo e tê-lo dentro de nós, como Senhor da nossa vida: foi o que disse o Papa Francisco na alocução que precedeu o Angelus deste primeiro domingo do novo ano. 

Francisco destacou que a liturgia do segundo domingo depois do Natal nos apresenta o prólogo de São João, ressaltando que o Verbo que se fez carne veio habitar no meio de nós a fim de que escutássemos e pudéssemos conhecer e experimentar o amor do Pai. “O Verbo de Deus é seu próprio Filho Unigênito, feito homem, repleto de amor e de fidelidade”, acrescentou.

A Palavra é luz e, no entanto, os homens preferiram as trevas; a Palavra veio entre os seus, mas eles não acolheram, observou o Santo Padre referindo-se ao Evangelho dominical. “Fecharam a porta diante do Filho de Deus”, acrescentou.

“É o mistério do mal que insidia também a nossa vida e que requer de nossa parte vigilância e atenção para que não prevaleça. O Livro do Gênesis diz uma bela frase que nos ajuda a entender isso: diz que o mal está à espreita diante da nossa porta (cfr. 4,7). Ai de nós se o deixamos entrar; seria então ele a fechar a nossa porta a qualquer outro. Ao invés, somos chamados a escancarar a porta do nosso coração à Palavra de Deus, a Jesus, para tornar-nos assim seus filhos.”

Em seguida, o Papa frisou que com a liturgia do segundo domingo depois do Natal a Igreja nos convida mais uma vez a acolher essa Palavra de salvação, esse mistério de luz. “Se o acolhemos, se acolhermos Jesus – acrescentou –, cresceremos no conhecimento e no amor do Senhor, aprenderemos a ser misericordiosos como Ele.

“Especialmente neste Ano Santo da Misericórdia, façamos de modo que o Evangelho se torne sempre mais carne também em nossa vida. Tomar o Evangelho, meditá-lo, encarná-lo em nossa vida cotidiana é o melhor modo para conhecer Jesus e levá-lo aos outros.”

“Jesus nos defende do mal, do diabo, que sempre está à espreita diante da nossa porta, diante do nosso coração, e quer entrar”, reiterou Francisco.

Após a oração mariana, o Santo Padre quis renovar a todos seus votos de paz e bem no Senhor. “Nos momentos alegres e nos momentos tristes, confiemo-nos a Ele, que é a nossa misericórdia e nossa esperança!” – foi a exortação do Papa.

Antes de concluir, o Pontífice recordou o compromisso assumido no Ano Novo, Dia Mundial da Paz: “Vence a indiferença e conquista a paz”; com a graça de Deus, poderemos colocá-lo em prática, acrescentou.

O Papa Francisco concluiu recordando um conselho por ele dado reiteradas vezes:

“Todos os dias ler um trecho do Evangelho, uma passagem do Evangelho para conhecer melhor Jesus, para escancarar o nosso coração a Ele, e assim poderemos fazer com que os outros o conheçam melhor. Carregar consigo um pequeno Evangelho no bolso, na bolsa, nos fará bem. Não se esqueçam: todos os dias leiamos uma passagem do Evangelho.”

Por fim, a todos desejando um bom domingo, Francisco pediu que não se esquecessem de rezar por ele.

(RL)

Ouça clicando acima

inizio pagina

Igreja na América Latina



Visita do Papa ao México: coleta para construção de centros migrantes

◊  

San Cristóbal de las Casas (RV) - A coleta nacional que se realizará no México por ocasião da visita do Papa Francisco ao país, programada para realizar-se de 12 a 18 de fevereiro próximo, será destinada à construção de dois centros de acolhimento para migrantes.

Foi o que disse o bispo de San Cristóbal de las Casas, Dom Felipe Arizmendi Esquivel, que dias atrás esteve em Roma para acertar os últimos detalhes da visita do Pontífice ao país.

Questão migratória é particularmente urgente

“Por ocasião do Ano Santo extraordinário da misericórdia decidimos abrir dois novos centros de acolhimento para os migrantes: um na fronteira com Mazapa e outro em Salto de Água. E a coleta por ocasião da visita do Papa será destinada a esse projeto” – explicou Dom Felipe numa entrevista à agência Zenit.

O prelado ressaltou que a Igreja local já administra outros três pontos de assistência para os migrantes: um em Palengue, um segundo em Comitán e um terceiro em San Martín de Porres, inaugurado em 3 de novembro passado.

A questão migratória é particularmente urgente: chegam ao país migrantes da Guatemala, Honduras, El Salvador, Cuba e, ultimamente, também da Índia e China.

Alarme por causa da corrupção e desemprego juvenil

“Muito nos entristece ver grupos de pessoas caminhar quilômetros e mais quilômetros e chegar aos nossos centros de acolhimento com os pés feridos e lesionados”, contou o bispo mexicano do Chiapas.

“Aquilo que oferecemos a eles é uma ajuda de primeira necessidade, como uma refeição, um leito, a possibilidade de tomar um banho. Por vezes, conseguimos dar-lhes também um auxílio legal para questões jurídicas”, acrescentou.

Trata-se de uma tarefa nada fácil, sobretudo num país em que “o dinheiro corrompe tudo, por vezes inclusive a própria Igreja”, lamentou-se o bispo.

“Muitos jovens não encontram trabalho e então os bandos criminais engrossam suas fileiras recrutando-os, obrigando-os a roubar, matar, traficar a droga, sob a ameaça de morte de seus familiares.”

Papa Francisco muito apreciado, reconduz tudo à essência do Evangelho

Daí, o convite do prelado a reforçar “a Pastoral juvenil e familiar, uma verdadeira prioridade”.

Por fim, em relação às expectativas para a visita do Papa Francisco, no próximo mês, o prelado ressaltou que a população mexicana o apreça muito, “não somente por sua simplicidade, mas também porque está reconduzindo tudo à essência do Evangelho”.

“Os fiéis veem-no como uma pessoa tranquila, mas profundamente consciente de qual é o caminho justo a ser percorrido”, destacou o bispo de San Cristóbal de las Casas. (RL)

inizio pagina

Formação



Epifania do Senhor: manifestação de Jesus a todos os povos

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Celebramos, nesta festa, a abertura do Reino de Deus para todos os povos, para todos aqueles que possuem sentimentos de paz, que buscam fazer o bem e evitar o mal. Deus acolhe em sua casa todos os homens de boa vontade. É o redimensionamento da História da Salvação, ou melhor, é a plenificação de seus objetivos. 

No presépio eram os pastores judeus a adorarem o Menino Jesus, a verem cumpridas as profecias da vinda do Messias, agora, representando toda a Humanidade, temos os Magos adorando o Redentor de todos os homens.

A festa da Epifania mostra a saída dos judeus do protagonismo da Economia da Salvação e tomada de posse do novo povo de Deus, ou seja, de todos aqueles que aceitam o Menino Deus, o Príncipe da Paz, como o Cristo Redentor!

Na primeira leitura, extraída do Livro de Isaías, temos o anúncio da manifestação a glória do Senhor sobre Jerusalém e a conseqüente vinda para ela dos outros povos, para também serem iluminados pela luz divina.

Como segunda leitura, temos um trecho da Carta de Paulo aos Efésios. Lá ele nos diz que essa glória que ilumina Jerusalém e atrai para ela os demais povos, é Jesus Cristo. Através dele todos os povos “são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa”.

Já no Evangelho, São Mateus clarifica, com a vinda dos Magos, a atração dos povos pela luz que ilumina Jerusalém. E ela os conduz à casa da luz, à casa onde habita a Luz do Mundo, Jesus Cristo.

Paradoxalmente, São Mateus fala que os doutores da Lei, aqueles que deveriam possibilitar a Luz iluminar, não querem ser incomodados pela luz e preferem permanecer na escuridão.

Ao contrário, os magos, representando aqueles que não receberam a Revelação, como a receberam os judeus, usaram suas inteligências, cultura, todos os recursos que possuíam e intuíram o nascimento do Messias através do surgimento de uma estrela com um brilho extraordinário, a estrela guia. Por isso passaram a fazer parte do novo Povo de Deus, aceitando os ditames do Menino Deus, da aliança feita por ele através do derramamento de seu sangue, e vivendo o amor, o perdão, a simplicidade de vida, a generosidade, entre outros valores.

Nas festas de Natal demonstramos nosso poder aquisitivo na compra de presentes e no preparo de uma ceia faustosa, contudo a comida já foi para um lugar escuso e os presentes começaram a perder o seu valor e poderão ir parar nas mãos de quem não amamos. O tempo corrói! Mas as esmolas que demos, as visitas que fizemos, os moradores de rua que levamos para cear conosco, o tempo gasto com pessoas marginalizadas pela sociedade e também o tempo dedicado à oração foram contabilizados na economia da salvação, se transformaram em bens de eternidade, de acordo com os valores do grande rei, o menino que nasceu no presépio e morreu na cruz, após lavar os pés de seus discípulos.

Como foi o nosso Natal? Como encaramos as exigências da revelação? Se temos dificuldades, peçamos a intercessão da Virgem Maria e de São José para mudarmos o nosso modo de pensar e de agir. Sabemos que o velho e viciado modo de pensar e de agir fala mais alto na hora das decisões. A salvação não virá dos poderosos, nem do dinheiro, nem da sociedade consumista. Será de um coração despojado, fraterno, pobre, que confia em Deus e nele tem sua única riqueza que o Senhor se servirá para fazer o bem.

Como os Magos, desviemos nossa caminhada daquelas pessoas ou situações que nos afastam de Deus, que optam pelo Mal, que preferem o acomodamento à prática do bem.

A Igreja tem a missão de ser farol porque nela está a Luz Verdadeira. Como batizado faço parte da Igreja e a vela acesa que recebi logo após ter sido lavado no sangue de Jesus, me leva a manifestar a misericórdia de Deus a todos o homens, façam já parte da Igreja, ou ainda não.

Tenhamos a coragem de romper com os vícios do passado e vivamos a autenticidade do Evangelho.  Permitamos que o Senhor faça sua Epifania através de nós, como a fez através de Teresa de Calcutá e de tantos homens e mulheres de todos os tempos. É preciso coragem! Coragem! Ele venceu o mundo! (Reflexão do Padre Cesar Augusto dos Santos para a Solenidade da Epifania do Senhor)

inizio pagina

Sebastião, o padroeiro do Rio

◊  

Rio de Janeiro (RV) - Iniciamos um novo ano! As perspectivas e sonhos são muitos! Porém, sabemos que a sociedade será nova se as pessoas o forem. A vida cristã vivida com generosidade e coerência deve ser um sinal para esse mundo cansado e abatido por tantas violências, guerras e problemas. O exemplo dos santos nos anima a seguir ainda mais a Jesus Cristo, nosso Salvador. A Igreja que caminha na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro inicia o novo ano celebrando com alegre solenidade o seu padroeiro. A partir do dia 7 de janeiro, começaremos a viver a Trezena de São Sebastião, o anunciador da Misericórdia de Deus. Será também uma maneira de comemorar os 450 anos dessa cidade que, com suas belezas e mazelas, tem uma grande responsabilidade em nosso país e se prepara para acolher a primeira Olimpíada da América Latina.

A celebração solene será no dia 20 de janeiro, quando teremos a graça de celebrarmos o padroeiro de nossa Arquidiocese, de nossa cidade e de nossa Sé Catedral Metropolitana: São Sebastião. Além da missa de manhã na Basílica Menor de São Sebastião, o belo momento de unidade da cidade deve ser a grande procissão à tarde, que percorrerá as ruas até a nossa Catedral de São Sebastião, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Começamos, assim, a viver o novo ano dentro do Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

São Sebastião é um dos santos mais famosos entre o povo brasileiro. Por causa de sua poderosa intercessão e incontáveis milagres obtidos, ele se tornou padroeiro de muitas cidades, e outras tantas cidades e bairros por todo o Brasil receberam o nome de São Sebastião. Ademais, São Sebastião é protetor contra a peste, a fome e a guerra, sendo a sua proteção confiada aos semoventes e às lavouras.

         A fortaleza para superar os diferentes tipos de dificuldades e situações foi um traço que marcou a vida de São Sebastião, e ele nos anima a ter o mesmo espírito de confiança total em Deus e audácia cristã para fazer da vida uma caminhada segura rumo à felicidade.

         São Sebastião (256-288) nasceu na França e logo foi com os pais para Milão, na Itália. Nas terras italianas cresceu na fé cristã e ficou famoso como valente soldado e depois capitão da guarda do imperador Romano. Os cristãos eram perseguidos na época e muitos foram presos e martirizados, porém, as pessoas não sabiam que São Sebastião era cristão e, assim, ele conseguiu ajudar muitos irmãos presos por seguirem o Cristo, diminuindo as penas, dando alimento e animando-os a perseverarem na fé em Deus, mesmo que isso implicasse o martírio.

         Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã e a socorrer os aflitos e perseguidos.

         O imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, amarraram-no a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.

         Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

         Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma. Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportadas para uma basílica construída nas catacumbas pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje.

         São Sebastião é um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade  mesmo diante das contrariedades e perseguições. É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, embora sabendo que quando fosse descoberto poderia ter complicações. São Sebastião também pode ser reconhecido por sua prontidão em fazer a Vontade de Deus e enorme espírito de serviço, pois após recobrar a saúde ele se volta para os outros e quer continuar fazendo o bem, sem achar que já fez muito na vida e que agora precisa repousar.

         Portanto, São Sebastião é exemplo de homem que testemunhou a fé católica e foi anunciador da misericórdia de Deus. Por consequência, tendo a coragem de dizer que a Vida é inalienável desde a concepção até o seu termo natural, e que os símbolos de nossa fé não podem se curvar diante dos “imperadores de plantão”.

          Socorrei-nos, glorioso Mártir São Sebastião, para que saibamos também ser anunciadores da misericórdia e da verdade. Que saibamos viver o santo Evangelho de cada dia.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

inizio pagina

Atualidades



Espaço Interativo: os destaques das nossas redes sociais!

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - Domingo, 3 de janeiro! Estamos no ar com um novo Espaço Interativo.

Neste lugar de encontro semanal com nossos ouvintes, leitores e amigos do Facebook reunimos as informações sobre a interação que mantiveram com a redação do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.

 

Em nosso e-mail chegou a mensagem de Antonio Argolo, de Jequié (BA).

“Prezados(as) comunicadores(as)

Rádio Vaticano

Saudações desde o Brasil.

Reservei este último dia do ano para felicitar a toda equipe em língua portuguesa dessa emissora. Durante a fase das Ondas Curtas estive assiduamente na sintonia através das Ondas Curtas. Hoje fico feliz com a preservação dessa alternativa de comunicação para os países da África.

Fico na expectativa de que essa emissora continue presente ao longo dos tempos sendo um canal de informação e denúncia dos problemas enfrentados pelos povos lusófonos.

Quero aproveitar para desejar-lhes um excelente fim de ano e que 2016 seja repleto de paz, felicidades e realizações...

Feliz Ano Novo!”

Facebook

Recebemos milhares de interações na última semana em nossa fan-page no Facebook. Destacamos a mensagem de Padre Valdivino Gonçalves, da Paróquia Rainha Santa Isabel, diocese de Osasco (SP).

“Neste final de ano – uma das palavras mais  bonita de ser ouvida é ‘obrigado’. É a expressão do nosso sentimento diante de tudo aquilo que aconteceu conosco  e de tantas pessoas que contribuíram  para o nosso crescimento pessoal e espiritual. Neste sentido, quero agradecer a Rádio Vaticano pelo empenho  em nos manter informados de todos os acontecimentos da Igreja do Papa Francisco  e também no esclarecimentos dos vários assuntos polêmicos.  É de se louvar o carinho que esta emissora tem para com todos aqueles que acompanham suas transmissões. Isto  percebemos  claramente nas transmissões  e nas respostas  aos comentários feitos no Facebook.  Tenho compartilhado várias matérias e programações de vocês  e  acredito que  isso têm feito um grande bem para nosso povo que muitas vezes fica refém das opiniões das mídias seculares. 

Muito obrigado  pelo carinho com que fazem as transmissões e as matérias! Peço  que Deus derrame suas bênçãos sobre todos  os funcionários. Obrigado por tudo  e vamos continuar juntos em 2016.

Feliz ano novo para todos!"

YouTube

No nosso canal VaticanBR, o vídeo mais foi a retrospectiva do ano do Papa Francisco.

Reveja

Obrigado a todos que interagiram nesta semana!

Entre em contato com a redação RV.

 

Rádio Vaticano

Programa Brasileiro

Nunciatura Apostólica

Caixa Postal 070153

Brasília – DF

Cep: 70359-970

 

Rádio Vaticano

Programa Brasileiro

Piazza Pia, 3

Cidade do Vaticano

00120

 

Mande um e-mail para a redação 

Curta a nossa fanpage no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal YouTube para receber os últimos vídeos do Papa e do Vaticano.

 

inizio pagina