Noticiário da Rádio Vaticano Noticiário da Rádio Vaticano
RedaÇão +390669883895 e-mail: brasil@vatiradio.va

Sumario del 30/10/2016

Papa e Santa Sé

Igreja na América Latina

Formação

Atualidades

Papa e Santa Sé



Forte tremor atinge a Itália: a solidariedade do Papa

◊  

Núrsia (RV) - A terra voltou a tremer no centro da Itália. Às 7h41 deste domingo, foi registrado um terremoto de 6.5 graus na escala Richter, com 10 km de profundidade, entre as regiões das Marcas e a Úmbria – as mesmas do terremoto de 24 de agosto passado e dos tremores desta semana. 

“Expresso a minha proximidade às populações da Itália central atingidas pelo terremoto. Esta manhã também houve um forte tremor. Rezo pelos feridos e pelas famílias que sofreram grandes danos, assim como também pelas pessoas que trabalham nos resgates e na assistência. Que o Senhor Ressuscitado lhes dê força e Nossa Senhora os proteja”, disse o Papa Francisco entre os aplausos da multidão reunida na Praça S. Pedro para a oração mariana do Angelus. 

Tremor mais forte dos últimos 30 anos

A potência do sismo fez com que os moradores de norte ao sul do país sentissem o abalo, que chegou até a Áustria. Em Roma, as duas linhas do metrô foram fechadas. Fala-se de danos na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros, uma das basílicas papais. Também a Basílica de S. Lourenço foi fechada ao público.

O epicentro foi entre as cidades de Castelsantangelo, Núrsia e Preci. A Basílica de S. Bento em Núrsia, com mais de seis séculos de história, ficou destruída, enquanto os beneditinos rezaram com os fiéis diante dos escombros da Basílica e as freiras abandonavam o convento.

Trata-se do sismo mais forte registrado no país desde 1980. A Defesa Civil Italiana ainda está avaliando os danos. Por enquanto, não foram registradas vítimas fatais. Dezenas de pessoas ficaram feridas.

Papa em Amatrice

Em 4 de outubro, o Papa Francisco visitou a cidade de Amatrice, devastada pelo terremoto de 24 de agosto passado. O tremor, de 6 graus na escala Richter, deixou centenas de mortos e ainda hoje, cerca de 4 mil pessoas vivem acampadas em tendas instaladas pela Defesa Civil.

"Pensei muito nos dias seguintes ao terremoto que uma minha visita seria mais um incômodo do que uma ajuda, e não queria incomodar. Por isso, deixei passar um pouco de tempo para que algumas coisas fossem arrumadas, como a escola. Mas desde o início senti que tinha que vir aqui! Simplesmente para dizer que estou com vocês, perto de vocês e nada mais. E que rezo, rezo por vocês. Proximidade e oração, esta é a minha oferta para vocês. Que o Senhor abençoe a todos, que Nossa Senhora os proteja neste momento de tristeza, de dor e provações", disse o Pontífice na ocasião.

inizio pagina

Angelus: O olhar de Jesus vai além de pecados e preconceitos

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – “O olhar de Jesus vai além dos pecados e dos preconceitos”: foi o que disse o Papa na manhã deste domingo, ao rezar com os fiéis na Praça S. Pedro a oração mariana do Angelus. 

Em sua alocução, Francisco comentou o Evangelho do dia, que narra o encontro de Jesus com Zaqueu em Jericó. Zaqueu era um rico cobrador de impostos, colaborador dos ocupantes romanos e, portanto, um explorador de seu povo. Ao chegar a Jericó, também Zaqueu queria ver Jesus, mas a sua condição de pecador público não lhe permitia se aproximar do mestre; além do mais, era pequeno de estatura; por isso sobe numa figueira para esperar Jesus passar.

Necessidade de conversão

Quando chega perto da árvore, Jesus ordena que Zaqueu desça, porque deve ficar em sua casa. No desenho de salvação da misericórdia do Pai, explicou o Papa, há também a salvação de Zaqueu, um homem desonesto e desprezado por todos, e por isso necessitado de conversão. De fato, o Evangelho diz que, quando Jesus o chamou, todos começaram a murmurar, dizendo: 'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’.

“Se Jesus tivesse dito: ‘Desça você, explorador, traidor do povo, e venha falar comigo para fazer as contas’, certamente o povo teria aplaudido”, comentou Francisco. Mas Jesus, guiado pela misericórdia, buscava justamente Zaqueu.

Jesus não se detém nas aparências, mas olha para o coração

“O olhar de Jesus vai além dos pecados e dos preconceitos”, repetiu duas vezes o Papa. Jesus vê a pessoa com os olhos de Deus, que não se detém no mal passado, mas entrevê o bem futuro; não se resigna aos fechamentos, mas sempre abre novos espaços de vida; não se detém nas aparências, mas olha para o coração.” Jesus olhou o coração ferido de Zaqueu e foi ali. 

Às vezes, prosseguiu, nós buscamos corrigir ou converter um pecador repreendendo-o, reforçando seus erros e o seu comportamento injusto. A atitude de Jesus com Zaqueu nos indica outro caminho: de mostrar a quem erra o seu valor, aquele valor que Deus continua vendo não obstante tudo. “Assim se comporta Deus conosco: não fica preso no nosso pecado, mas o supera com o amor e nos faz sentir a saudade do bem. Todos sentimos esta saudade do bem depois de um erro. Não existe uma pessoa que não tenha algo de bom”, disse o Pontífice, que concluiu:

“Que a Virgem Maria nos ajude a ver o bem que existe nas pessoas que encontramos todos os dias. O nosso Deus é o Deus das surpresas!”

inizio pagina

Francisco pede orações por sua viagem à Suécia

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Aos fiéis reunidos na Praça S. Pedro para a oração do Angelus, o Papa Francisco pediu orações por sua viagem à Suécia, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro: 

“Nos próximos dois dias, realizarei uma viagem apostólica à Suécia, por ocasião da comemoração da Reforma, em que católicos e luteranos se reunirão na lembrança e na oração. Peço a todos vocês que rezem para que esta viagem seja um nova etapa no caminho de fraternidade rumo à plena comunhão.”

O mesmo pedido foi feito no Twitter, com a seguinte mensagem: “Peço que rezem por minha viagem à Suécia, para que possa contribuir para a unidade de todos os cristãos”.

No início da noite de sábado (29/10), como faz habitualmente antes de uma viagem, o Papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior para confiar a Nossa Senhora a sua visita à Suécia.

inizio pagina

Igreja na América Latina



A solidariedade do Papa às vítimas do furacão em Cuba

◊  

Havana (RV) – O Papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade às vítimas do furacão Matthew em Cuba.

O Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, enviou uma carta ao Bispo de Guantánamo-Baracoa, Dom Wilfredo Pino Estévez, em que expressa o pesar do Papa por todos os que sofreram a perda de suas moradias ou bens materiais com a passagem do furacão pela ilha.

Na carta, com a data de 21 de outubro, o Pontífice "encoraja todas as instituições civis e eclesiásticas a continuar trabalhando com afinco e solidariedade cristã para prosseguir com a generosa mobilização de ajuda que, desde o primeiro momento, se colocou à disposição para socorrer as numerosas pessoas necessitadas". 

No início deste mês, a chegada de Matthew forçou a evacuação de mais de 1,3 mil cubanos de suas casas.

Além de Guantánamo, as províncias Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín, Granma e Las Tunas também foram atingidas.

O Matthew representa o maior desafio ao sistema de alerta e prevenção de emergências de Cuba desde 2012, quando o furacão Sandy (categoria 2) deixou 11 mortos e provocou grande destruição em Santiago de Cuba. 

inizio pagina

Formação



Reflexão dominical: o olhar de Jesus toca o coração de Zaqueu

◊  

 

Cidade do Vaticano (RV) - «A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o quadro do amor de Deus. Apresenta-nos um Deus que ama todos os seus filhos sem excluir ninguém, nem sequer os pecadores, os maus, os marginais, os “impuros”; e mostra como só o amor é transformador e revivificador.

Na primeira leitura um “sábio” de Israel explica a “moderação” com que Deus tratou os opressores egípcios. Essa moderação explica-se por uma lógica de amor: esse Deus omnipotente, que criou tudo, ama com amor de Pai cada ser que saiu das suas mãos – mesmo os egípcios – porque todos são seus filhos.

A segunda leitura faz referência ao amor de Deus, pondo em relevo o seu papel na salvação do homem: d’Ele parte o chamamento inicial à salvação; Ele acompanha com amor a caminhada diária do homem; Ele dá-lhe, no final da caminhada, a vida plena… Além disso, avisa os fiéis para que não se deixem manipular por fantasias de fanáticos que aparecem, por vezes, a perturbar o caminho normal do cristão.

O Evangelho apresenta a história de um homem pecador, marginalizado e desprezado pelos seus concidadãos, chamado Zaqueu, que se encontrou com Jesus e seu amor… Convidado a sentar-se à mesa do “Reino”, esse homem egoísta e mau deixou-se transformar pelo amor de Deus e tornou-se um homem generoso, capaz de partilhar os seus bens e de se comover com a sorte dos pequenos.

O episódio de hoje acontece em Jericó, um oásis situado às margens do mar Morto, a 34 km de Jerusalém. Era a última etapa dos peregrinos que se dirigiam a Jerusalém para celebrar as grandes festividades judaicas.

No tempo de Jesus, Jericó era uma cidade próspera – sobretudo por causa da produção de bálsamo - dotada de grandes e belos jardins e palácios: Herodes, o Grande, fez de Jericó a sua residência invernal. Era situada em um lugar privilegiado e importante da rota comercial.

O personagem que se defronta com Jesus é, mais uma vez, um Publicano, neste caso, um “chefe dos publicanos”, Zaqueu. Era, portanto, um homem que o judaísmo da época considerava um pecador público, um explorador dos pobres, um colaboracionista a serviço dos opressores romanos; logo, um excluído da comunidade salvífica.

O centro da narração evangélica deste domingo é a questão da universalidade do amor de Deus. Deus ama todos os seus filhos sem exceção e tampouco exclui os “impuros”, os pecadores públicos. Aliás, é por eles que manifesta uma especial predileção. Seu amor não é condicional: Ele ama, apesar do pecado! É um amor desmedido, que provoca a conversão do pecador.

A história de Zaqueu é uma história de olhares… O olhar de Zaqueu visava descobrir a pessoa de Jesus; o olhar de Jesus é um olhar de amor: ergueu os olhos e viu Zaqueu… Enfim, o olhar da multidão, que recriminava Jesus por ir à casa de um pecador.

Três olhares bem diferentes uns dos outros! O olhar é uma linguagem que vai para além da palavra. Os nossos olhares falam muito mais alto que a nossa oratória. As palavras podem errar, mas os olhares não.

O olhar de Jesus para Zaqueu não foi um olhar de reprovação de um homem rejeitado pela sociedade. Jesus viu um homem que não tinha ainda compreendido o amor de Deus. Apesar dos pecados de Zaqueu, o publicano, Jesus o olhou com amor que o transformou... o salvou!»

(Reflexão do Padre Cesar Augusto dos Santos para o XXXI Domingo do Tempo Comum)

inizio pagina

Atualidades



Atenção emissoras que retransmitem a Rádio Vaticano

◊  

Cidade do Vaticano (RV) - A partir do dia 30 de outubro, com o fim do horário de verão na Itália, nossos programas retornam ao horário habitual no Brasil. Ou seja: 7h (Boletim), 8h (Programa da manhã), 14h (Programa da tarde). A réplica vai ao ar às 21h30. A diferença entre os dois países passa a ser de três horas.

O Programa “Em Romaria”, sempre às quintas-feiras, chegará às 13h, assim como o Programa “Porta Aberta no Ano da Misericórdia”, às quartas-feiras. 

inizio pagina

Acompanhe com a RV a viagem do Papa à Suécia

◊  

Cidade do Vaticano (RV) – Por ocasião da visita de dois dias do Papa Francisco à Suécia, a Rádio Vaticano transmitirá três eventos ao vivo, com comentários em português. Os horários indicados se referem a Brasília.

Segunda-feira, 31 de outubro

. Oração ecumênica na Catedral de Lund às 11h15

. Encontro ecumênico no Ginásio de Malmo às 13h30

Terça-feira, 1º de novembro

. Santa Missa no Estádio Swedbank de Malmo às 06h15 

Além das transmissões ao vivo, um correspondente do Programa Brasileiro irá acompanhar na Suécia a viagem do Pontífice.

inizio pagina